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São Paulo, segunda-feira, 13 de outubro de 2003

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Pesquisa mostra problemas de infra-estrutura na rede pública

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Além de baixos salários, professores da rede pública do Brasil ainda enfrentam problemas de infra-estrutura nas escolas de educação infantil e fundamental.
Metade deles leciona em unidades sem bibliotecas. E três em cada quatro professores estão em escolas que não possuem laboratórios de informática.
Esses dados fazem parte do quadro a ser apresentado amanhã pelo ministro Cristovam Buarque (Educação), quando será divulgada a publicação "Estatística do Professor Brasileiro".
O estudo mostra que menos de 10% dos professores que lecionam nas primeiras séries do ensino fundamental em áreas rurais têm formação superior. Nas cidades, esse percentual chega a 38%.
O objetivo da publicação é oferecer informações para que União, Estados e municípios possam definir políticas públicas voltadas à melhoria dessa situação.
"Um piso nacional de salário seria uma maneira de começarmos a resolver o problema, mas precisamos da ajuda da União", diz Neroaldo Pontes de Azevedo, primeiro-vice-presidente do Consed, conselho que reúne secretários estaduais da Educação.




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