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Prefeita diz que lei "concentra" propaganda
DA REPORTAGEM LOCAL
A prefeita Marta Suplicy (PT)
sinalizou ontem com a possibilidade de sanção de um projeto de
lei da vereadora Myryam Athiê
(PPS) que dissemina pela cidade
anúncios publicitários cada vez
mais altos e maiores. Mas, ao
mesmo tempo, Marta disse que
pretende aumentar os valores das
multas aplicadas aos anúncios irregulares que estão espalhados
pelas ruas de São Paulo.
Hoje, as multas são de 500 Ufirs
(cerca de R$ 800). Em casos de
reincidência, esse valor dobra.
Bandeira de campanha da prefeita, a "Operação Belezura" previa o combate à poluição visual.
Caso seja aprovado, o projeto
irá disseminar publicidade e legalizar formas de anúncios que hoje
não são permitidas, como os
"prédios envelopados" -"ensacados" por uma peça publicitária.
Marta negou um possível aumento da poluição visual na cidade e afirmou que o projeto de lei
apenas "disciplina o assunto de
uma outra forma".
"Vou estudar o projeto. Ele não
traz mais publicidade. O que teremos é publicidade concentrada
nas vias estruturais, e acredito que
isso seja mais interessante", disse.
Atualmente, para cada grupo de
zoneamento da cidade, há padrões máximos de anúncio. O
projeto deixa esse critério de lado
e autoriza a publicidade em todas
as vias estruturais, independentemente das zonas que cortem, com
exceção das residenciais.
Mas a prefeita reconheceu, assim como os especialistas da área
ouvidos pela Folha ontem, que
um dos problemas da cidade nessa questão é a fiscalização.
"Sempre fui uma das que mais
combateram a propaganda desordenada em qualquer canto.
Temos dois problemas na cidade
que são: como ordenar a propaganda e, depois, como fiscalizá-la.
Temos de aumentar as multas,
pois o que temos percebido é que
o pessoal tem sido multado, mas
vê que compensa pagar e não retirar", disse, sem estipular valores
para os aumentos das cobranças.
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