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São Paulo, sexta-feira, 14 de fevereiro de 2003

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Prefeita diz que lei "concentra" propaganda

DA REPORTAGEM LOCAL

A prefeita Marta Suplicy (PT) sinalizou ontem com a possibilidade de sanção de um projeto de lei da vereadora Myryam Athiê (PPS) que dissemina pela cidade anúncios publicitários cada vez mais altos e maiores. Mas, ao mesmo tempo, Marta disse que pretende aumentar os valores das multas aplicadas aos anúncios irregulares que estão espalhados pelas ruas de São Paulo.
Hoje, as multas são de 500 Ufirs (cerca de R$ 800). Em casos de reincidência, esse valor dobra.
Bandeira de campanha da prefeita, a "Operação Belezura" previa o combate à poluição visual.
Caso seja aprovado, o projeto irá disseminar publicidade e legalizar formas de anúncios que hoje não são permitidas, como os "prédios envelopados" -"ensacados" por uma peça publicitária.
Marta negou um possível aumento da poluição visual na cidade e afirmou que o projeto de lei apenas "disciplina o assunto de uma outra forma".
"Vou estudar o projeto. Ele não traz mais publicidade. O que teremos é publicidade concentrada nas vias estruturais, e acredito que isso seja mais interessante", disse.
Atualmente, para cada grupo de zoneamento da cidade, há padrões máximos de anúncio. O projeto deixa esse critério de lado e autoriza a publicidade em todas as vias estruturais, independentemente das zonas que cortem, com exceção das residenciais.
Mas a prefeita reconheceu, assim como os especialistas da área ouvidos pela Folha ontem, que um dos problemas da cidade nessa questão é a fiscalização.
"Sempre fui uma das que mais combateram a propaganda desordenada em qualquer canto. Temos dois problemas na cidade que são: como ordenar a propaganda e, depois, como fiscalizá-la. Temos de aumentar as multas, pois o que temos percebido é que o pessoal tem sido multado, mas vê que compensa pagar e não retirar", disse, sem estipular valores para os aumentos das cobranças.


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