São Paulo, quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARAÇA

Incêndio queima 100 hectares de parque em MG

MATHEUS PICHONELLI
DA AGÊNCIA FOLHA

Uma área de cem hectares do parque Santuário do Caraça, em Catas Altas (a 105 km de Belo Horizonte), foi queimada durante um incêndio iniciado no início da semana e controlado ontem, pela manhã. A região atingida equivale a cerca de 120 campos de futebol.
O fogo na RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) começou por volta das 16h de segunda-feira, e pode ter sido provocado por um raio.
Uma força-tarefa formada por cerca de 80 profissionais, entre bombeiros, policiais militares e brigadistas do IEF (Instituto Estadual de Florestas), trabalhou na contenção da queimada. Dois helicópteros do instituto ajudaram no combate às chamas. O acesso difícil ao local atrasou o trabalho.
O parque, em uma área de transição entre mata Atlântica e cerrado, possui 11.233 hectares, que abrigam mais de 200 espécies de orquídeas e exemplares de candeias, macaúba, angico e ipê-amarelo.
No Caraça (assim batizado por causa de uma rocha com formato de rosto humano na entrada do parque), atividades de turismo ecológico, religiosas e históricas são comuns.
No local funcionou um colégio e um seminário, por onde passaram mais de 10 mil estudantes de 1821 a 1968. A escola, onde estudaram presidentes como Afonso Pena e Arthur Bernardes, foi desativada após um incêndio destruir parcialmente o local.


Texto Anterior: Senado: Comissão aprova pena maior para crimes contra policial e juiz
Próximo Texto: Câmara defende uso de placa especial para burlar rodízio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.