São Paulo, segunda-feira, 14 de março de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OUTRO LADO

"Não houve falha de segurança"

DA REPORTAGEM LOCAL

O secretário estadual da Justiça e Defesa da Cidadania e presidente da Febem, Alexandre de Moraes (PFL), negou falha na segurança do complexo de Franco da Rocha, onde uma funcionária foi estuprada por internos na última sexta-feira.
"O que aconteceu foi lamentável. Agora, isso não se deve ao atraso ou à ida da tropa de choque. Na hora em que foi comunicado o problema ao setor de segurança, imediatamente o choque foi acionado e foi até lá", afirmou o secretário.
As duas funcionárias que foram molestadas sexualmente pelos internos afirmam que o complexo estava sob controle dos adolescentes desde o dia anterior. Eles entraram no complexo às 7h de sexta-feira, e a violência sexual ocorreu por volta das 19h.
Mas, apesar de não admitir a falha, Moraes disse que providências estão sendo tomadas para reforçar a segurança.
"Estamos trabalhando em cima dessa necessidade de maior comunicação entre a área pedagógica e a segurança para que a resposta seja mais rápida."
Moraes disse que não pensa em outras modificações na equipe responsável pelo setor de segurança. No "Diário Oficial" do Estado do último dia 5, foi publicado a demissão de um dos coronéis reformados da PM que faziam parte desse setor. Ele teria participado da seleção de funcionários para unidades da Vila Maria em que foram presos, em janeiro deste ano, por suposta tortura.
Moraes também afirmou que vai implantar, a partir do final do mês, o que ele chama de "regime pedagógico especial" em quatro unidades destinadas só a internos com 18 anos ou mais. Dois dos quatro acusados pelo estupro são maiores de idade. As unidades escolhidas não foram divulgadas.
Segundo ele, cerca de 2.000 internos -num total de mais de 6.000- têm mais de 18 anos. Desse grupo, 300 têm 20 anos.

Texto Anterior: Instituição subestimou descontrole
Próximo Texto: Panorâmica - Coritiba: Mulher se faz passar por enfermeira e leva bebê recém-nascido de hospital
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.