São Paulo, sábado, 14 de setembro de 2002

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TRANSPORTES

Santo Amaro e Bandeira serão os primeiros a receber o projeto inédito no país; 90 ônibus serão monitorados

Terminais terão sistema inteligente

DA REPORTAGEM LOCAL

A prefeitura começa a implantar hoje um sistema inteligente de controle dos ônibus nos terminais Santo Amaro e Bandeira e nos 14,8 km do corredor Santo Amaro/Nove de Julho, que liga a zona sul à região central de São Paulo.
Passageiros terão informações sobre os horários de chegada e partida dos veículos, que ficarão disponíveis em telões e painéis.
O sistema começará a funcionar de maneira parcial, sendo testado, a partir de hoje, em duas linhas do corredor Santo Amaro/Nove de Julho -a 6500 e a 6200, cujos trajetos ligam os dois terminais.
Os 90 ônibus dessas linhas receberam um sistema de radiocomunicação e aparelhos GPS (Global Positioning System) que permitem um monitoramento do percurso por satélite. Eles também terão um "botão de pânico", que poderá ser acionado pelos motoristas para informar os operadores de duas centrais sobre as situações de emergência.
O secretário dos Transportes, Carlos Zarattini, disse que a idéia é, "em poucos dias", estender a experiência para as outras linhas que passam pelos terminais Santo Amaro e Bandeira. "É um projeto piloto, inédito no país. Ainda teremos que adquirir uma experiência para poder ampliá-lo."
O objetivo é que, por meio dos telões e painéis instalados em pontos de parada, os passageiros saibam se há atrasos e quanto tempo eles terão que esperar.
As centrais de controle saberão a localização dos ônibus e poderão enviar mensagens para os telões e painéis de informação e orientar os motoristas, por exemplo, sobre a necessidade de reduzir ou aumentar a velocidade.
Segundo Zarattini, a intenção é também utilizar as informações acumuladas pelo sistema inteligente para reprogramar os horários de partidas dos ônibus.
A SPTrans -órgão da prefeitura que cuida do transporte coletivo na capital paulista- gastou R$ 2,6 milhões para a implantação do sistema inteligente, sendo R$ 310 mil em softwares, R$ 390 mil em projetos de instalação e R$ 1,9 milhão em equipamentos.
Zarattini e a prefeita Marta Suplicy farão hoje de manhã a primeira viagem em um dos ônibus com GPS e rádio.


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