São Paulo, terça-feira, 14 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fura-Fila demora mais fora do rush

Sindicato das empresas diz que desde o último sábado os ônibus circulam com maior intervalo de tempo

DO "AGORA"

Os passageiros que usam o Fura-Fila, sistema viário que liga o Sacomã (zona sul de São Paulo) ao centro da cidade e é chamado pela atual gestão de Expresso Tiradentes, estão esperando mais para embarcar nos ônibus desde sábado. Os coletivos da linha estão circulando com maior intervalo de tempo fora do horário de pico, provocando espera, filas e reclamação dos usuários.
Segundo informações do SP-Urbanuss (sindicato das empresas de transporte coletivo), houve reprogramação do intervalo de partidas dos veículos que circulam das 4h às 5h, das 8h às 17h e das 20h até a meia-noite. A alegação é que, nesses períodos, havia poucos passageiros e os coletivos seguiam viagem vazios.
O tempo de espera para embarque nos dias úteis, que antes era de três minutos, passou para cinco minutos. Nos sábados, a espera que antes era de aproximadamente quatro minutos e 20 segundos pulou para sete minutos. Já aos domingos, o intervalo entre um coletivo e outro aumentou de seis minutos para dez minutos.
No entanto, dados da SPTrans, empresa que administra o transporte público na capital, revelam que aumentou em 9.000 o número de pessoas que usam o Fura-Fila por dia desde o final do ano passado até setembro deste ano. A média diária, que era de 41 mil passageiros em dezembro de 2007, cresceu para 48,8 mil.
A reportagem utilizou o Fura-Fila no sábado pela manhã, anteontem à noite e ontem pela manhã. Nas três vezes, foram encontradas filas de espera e ônibus lotados. Por volta das 9h30 de ontem, a reportagem visitou o terminal Sacomã e se deparou com novas filas e ônibus cheios. A costureira Maria José da Silva, 56, que mora em Itaquera (zona leste) e trabalha no centro da cidade, também notou a demora na espera ontem pela manhã e no final de semana. "Antes não era assim."
No sábado, por volta das 23h, ela aguardou mais de dez minutos na estação Ana Neri o ônibus sentido Mercado.
(GABRIELA GASPARIN)


Texto Anterior: Cirurgia plástica: Hospital investiga morte de mulher após lipoaspiração
Próximo Texto: Informática: Horário de verão chegou antes da hora em computadores
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.