São Paulo, Sábado, 15 de Janeiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Perito afasta risco para moradores

free-lance para a Folha

Um dos três peritos a dar parecer favorável à desobstrução das casas atingidas pelo vazamento de cloro gasoso em Ceilândia, Cassio Thyone, disse que a quantidade de resíduo presente nas residências é equivalente à quantidade existente em um pano umedecido com água sanitária e usado normalmente para limpar o chão. "Não há mais risco para a saúde", disse.
Duas pessoas sentiram-se mal pouco antes da liberação e foram levadas para o hospital.
Thyone afirmou que os episódios nada têm a ver com os resíduos do vazamento ocorrido na quarta-feira.
Apesar de ter sido afastado o risco de morte, os moradores das casas liberadas poderão ter irritação na garganta ou na pele se não seguirem as orientações da Inspetoria de Saúde de Ceilândia, afirmou a inspetora Edenilda Bonfim de Jesus.

Protesto
Um grupo de moradores protestava porque as autoridades demoraram a orientá-los a lidar com os resíduos.
"Eu dormi, tomei banho e cozinhei em casa. Não sabia como proceder. Agora, estou com medo de prejudicar minha saúde", disse Andreia Carla da Silva, moradora de uma das casas atingidas.
Antes de ocupar a casa, será preciso lavar piso e paredes, caixa d'água, utensílios e brinquedos. Os moradores terão de jogar fora todos os alimentos que estavam expostos ao gás. Só poderão aproveitar os que estão em embalagem lacrada e aqueles que ficaram dentro do freezer e da geladeira durante o vazamento.
Além de esvaziar o conteúdo de almofadas e travesseiros, o morador deve colocar os colchões ao ar livre "durante o maior tempo possível", conforme a "cartilha".

Fora de casa
Como a liberação ocorreu às 16h30, muitos moradores não iriam dormir em casa ontem.
É o caso de Inês da Silva e sua neta Michele. Elas estão hospedadas na casa de Graça, filha de dona Inês, que visitou ontem a casa depois da liberação para deixar abrir as janelas para melhorar a ventilação, conforme recomendou a Inspetoria de Saúde.



Texto Anterior: Acidente: Casas atingidas por gás são liberadas
Próximo Texto: Exame confirma caso de febre amarela em estudante do DF
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.