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Concessionária vai gerir 3,5 km da marginal
Empresa que vencer licitação da rodovia Ayrton Senna ficará encarregada da manutenção de trecho da marginal Tietê
Governo Serra vai abrir licitação para 4 rodovias; Dom Pedro 1º, Raposo Tavares e Marechal Rondon também estão na lista
EVANDRO SPINELLI
DA REPORTAGEM LOCAL
Um trecho de cerca de 3,5 km
dos 25 km da marginal Tietê vai
ser entregue pelo governo do
Estado para administração da
iniciativa privada.
O governador José Serra
(PSDB) anunciou ontem o início do processo de licitação para a concessão de quatro das
principais rodovias do Estado
-Ayrton Senna/Carvalho Pinto, Dom Pedro 1º, Raposo Tavares e Marechal Rondon (esta
dividida em dois trechos).
De acordo com Serra, a empresa que vencer a licitação para explorar o corredor Ayrton
Senna/Carvalho Pinto terá, entre outras atribuições, que fazer a manutenção da marginal
Tietê do Tatuapé (zona leste),
próximo ao parque São Jorge
(clube do Corinthians), até o
início da Ayrton Senna.
O investimento só nesse trecho será de R$ 124,2 milhões.
"São várias melhorias, não só
no asfalto, mas a criação de nova pista ali perto do campo do
Corinthians. Principalmente a
manutenção posterior, como
continuidade da manutenção
da própria Ayrton Senna", disse o secretário de Estado dos
Transportes, Mauro Arce.
A medida faz parte do que
Serra chama de "novidade" no
programa estadual de concessão de rodovias: sem cobrar pedágio, as concessionárias ficarão responsáveis pela manutenção de rodovias próximas às
estradas que elas administram.
Foi criado um grupo de trabalho composto por técnicos
do governo do Estado e da Prefeitura de São Paulo para definir todas as obras necessárias.
Prazos e obras
Hoje deve ser publicada a ata
do PED (Programa Estadual de
Desestatização) que autorizou
a concessão das rodovias. Logo
após o Carnaval serão realizadas as audiências públicas. Serra disse que o edital da licitação
deve sair entre o final de fevereiro e o início de março. Os
contratos com as empresas
vencedoras -que administrarão as rodovias por 30 anos-
devem ser assinados em julho.
"Tudo o que se faz em matéria de prazos é contra a minha
vontade. Eu queria que fosse
mais rápido", disse Serra.
Entre as obras previstas para
as concessionárias estão o prolongamento do anel viário de
Campinas até a rodovia dos
Bandeirantes e o aeroporto de
Viracopos e a duplicação da
Dom Pedro entre Jundiaí e Itatiba e da rodovia do Açúcar (SP-308) entre Salto e Piracicaba.
Outra obra incluída é a construção de uma marginal da Ayrton Senna no bairro dos Pimentas, em Guarulhos, local de
congestionamentos constantes. A rodovia que liga a Ayrton
Senna ao aeroporto de Cumbica ganhará uma faixa adicional.
Não foi divulgado o cronograma de conclusão das obras.
Esses prazos serão oficializados no edital da licitação.
Serão instaladas praças de
pedágio em todas as rodovias. A
única que já conta com pedágios é a Ayrton Senna/Carvalho
Pinto. Como a vencedora será
definida pelo valor de pedágio
oferecido, a expectativa é que o
preço caia após a concessão.
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