São Paulo, domingo, 15 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FESTANÇA

SP oficializa hoje união de 1.434 casais

FERNANDA MENA
DA REPORTAGEM LOCAL

A sabedoria popular diz que casamento é assim: quem está dentro quer sair, e quem está fora quer entrar. Hoje, às 10h, no Ginásio do Ibirapuera, 1.434 casais que estão do lado dos que querem entrar vão, todos ao mesmo tempo, realizar o sonho da união civil.
Isso graças a uma iniciativa da Secretaria da Justiça e da Defesa do Estado de São Paulo, que organizou a cerimônia comunitária cotada para entrar para o "Ranking Brasil: o Livro dos Recordes Brasileiros" como o mais numeroso casamento realizado no país.
Os casais terão como padrinhos o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e sua mulher, Lú Alckmin. A cerimônia, que contará com 300 voluntários na produção e na organização, terá a participação do coral do Maestro Bacarelli, sorteio de viagens de núpcias a Porto Seguro, faqueiros, brindes e um bolo gigante.
A idéia do projeto é atender às pessoas carentes. Pelo novo Código Civil, que vigora desde janeiro de 2003, a união civil é gratuita para a população de baixa renda, mas muitos não sabem disso.
Jucineide da Silva, 45, era uma delas. Ela mora com Daniel Machado Rodrigues, 46, há 22 anos. "Certa vez fui ao cartório para saber sobre o casamento civil e quase caí pra trás: custava mais de R$ 200 para casar", conta. O casal tem renda mensal de cerca de R$ 400. "Era impossível. Desisti."
A dona-de-casa soube da lei e do casamento comunitário por um programa de rádio e se animou. "Falei para ele: quer casar de graça? Vamos embora, então!"
A moradora da extrema zona leste comprou um vestido branco e vai atravessar a cidade hoje até a zona sul -para onde garante "nunca ter ido na vida"- para casar. A curiosidade de Jucineide é maior em relação à numerosa cerimônia do que à vida pós-casamento. "Vai ser a mesma coisa. Sei que não vai mudar nada."



Texto Anterior: Presídios: Crack faz aumentar hepatite em presos
Próximo Texto: Rio: Favela carioca será museu a céu aberto
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.