São Paulo, domingo, 15 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Partido quer expulsão de brasileira se for provada mentira

DA REDAÇÃO

O SVP (Partido do Povo Suíço) de Zurique pede que, no caso da brasileira Paula Oliveira, seja avaliada a possibilidade de ser aberto um processo contra "diferentes pessoas por enganarem a Justiça". As informações foram publicadas ontem na versão online do jornal "Neue Zürcher Zeitung" (Novo Jornal de Zurique).
De acordo com o SVP de Zurique, após a conclusão do processo, o órgão de migração deve avaliar o fim da permissão de permanência da brasileira no país. "O prejuízo ao qual a Suíça foi submetida pela acusação injusta justifica essas ações [da Justiça]", escreve a seção do partido do cantão de Zurique.
Já o vice-presidente do partido, Yvan Perrin, em declaração ao jornal "Tribune de Genève" (Tribuna de Genebra), tem outra opinião. "Se houve uma agressão racista, a Justiça deverá ser dura. Se a vítima é uma mentirosa, é porque ela está num estado miserável. Nesse caso, eu lutarei para que o partido não a persiga."
O comandante da polícia de Zurique, Philipp Hotzenkocherle, informou na sexta que, se ficar comprovado que Paula mentiu, ela poderá sofrer ações legais por "falsa denúncia e engano de autoridades judiciais".

O partido
O maior partido em representantes no Parlamento suíço, o SVP faz parte da atual coalizão do governo. Um de seus líderes, o polêmico Christoph Blocher, tem posições xenófobas e isolacionistas e já conquistou, em 2003, uma das vagas do gabinete de sete ministros que escolhe o presidente -posição que não ocupa mais.
Na Suíça, os representantes do Legislativo são eleitos por voto direto e o Executivo é eleito indiretamente pelo Parlamento. O SVP aumentou sua bancada em 2007, aproveitando-se do enfraquecimento do Partido Social Democrata, o segundo maior do país.


Texto Anterior: Em qualquer circunstância, minha filha é vítima, diz pai
Próximo Texto: Lula deve pedir desculpas à Suíça, diz líder do SVP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.