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Kassab recua e só irá vetar estacionamento das 5h30 às 7h30
Secretário dos Transportes antes havia dito que a proibição de estacionar na região central iria valer para o "horário de pico"
O prefeito Gilberto Kassab (DEM) disse ontem que o trânsito é prioridade, mas que há a preocupação de não prejudicar o comércio
RICARDO SANGIOVANNI
DA REPORTAGEM LOCAL
A gestão Gilberto Kassab
(DEM) recuou em relação ao
horário de funcionamento de
medidas anunciadas anteontem para melhorar a fluidez do
trânsito em São Paulo.
As proibições de estacionamento e de trânsito de caminhões de carga e descarga em
vias de tráfego complicado, que
começariam a valer em abril
em "horários de pico", acontecerão somente nas primeiras
horas da manhã -entre 5h30 e
7h30.
Ontem, Kassab lembrou, ao
comentar as medidas, de eventuais prejuízos que as restrições causariam ao comércio
-detalhe não mencionado pelo
secretário dos Transportes no
anúncio feito na quinta-feira.
"A prioridade é o trânsito,
mas temos uma preocupação
muito grande em não afetar o
comércio", disse Kassab, ao
ressaltar a necessidade de
"compatibilizar" os projetos da
Secretaria dos Transportes
com os impactos a outras áreas.
O secretário Alexandre de
Moraes não disse em que ruas
haverá restrições. Mas anunciou nova medida do "pacote"
-a remoção de 167 lombadas e
valetas, que prejudicam o trânsito (em locais não divulgados).
Do anúncio feito anteontem,
ficaram mantidas a divulgação
de 140 rotas alternativas às avenidas mais congestionadas
-que deve acontecer na próxima semana- e a sincronização
de semáforos e obras para liberar o tráfego em 19 "pontos de
estrangulamento", sobretudo
próximo a terminais de ônibus.
Confusão
Moraes, ao anunciar as medidas anteontem, usara a expressão "horário de pico". Ontem,
porém, o prefeito disse ter havido "confusão" na interpretação de "algumas manifestações" que "não compreenderam que [a proibição do estacionamento] será no horário
das 5h30 às 7h, 7h30".
Para a proibição das cargas e
descargas, o horário ainda não
foi definido, mas também será
restrito ao início da manhã.
"O período da manhã será focado porque é quando há mais
congestionamento" disse Moraes. Os seis maiores índices de
lentidão pela manhã desde julho de 2007 foram registrados
nas duas últimas semanas.
Pela tarde, segundo o secretário, o problema "é grande,
mas não tão grande", porque
"as pessoas não voltam no mesmo horário para casa".
"As medidas, de tímidas, passaram a envergonhadas", diz o
consultor de trânsito Jaime
Waisman. Ele observa que, entre as 5h30 e as 7h30, quando o
comércio ainda está fechado, o
número de carros estacionados
é muito pequeno.
Essa também é a opinião do
engenheiro Reginaldo Paiva, do
Instituto de Engenharia, que
diz que falta coragem nas medidas anunciadas.
Waisman defende a proibição de estacionamento e das
cargas e descargas no centro
entre as 6h e as 23h.
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