São Paulo, sábado, 15 de março de 2008

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Kassab recua e só irá vetar estacionamento das 5h30 às 7h30

Secretário dos Transportes antes havia dito que a proibição de estacionar na região central iria valer para o "horário de pico"

O prefeito Gilberto Kassab (DEM) disse ontem que o trânsito é prioridade, mas que há a preocupação de não prejudicar o comércio

RICARDO SANGIOVANNI
DA REPORTAGEM LOCAL

A gestão Gilberto Kassab (DEM) recuou em relação ao horário de funcionamento de medidas anunciadas anteontem para melhorar a fluidez do trânsito em São Paulo.
As proibições de estacionamento e de trânsito de caminhões de carga e descarga em vias de tráfego complicado, que começariam a valer em abril em "horários de pico", acontecerão somente nas primeiras horas da manhã -entre 5h30 e 7h30.
Ontem, Kassab lembrou, ao comentar as medidas, de eventuais prejuízos que as restrições causariam ao comércio -detalhe não mencionado pelo secretário dos Transportes no anúncio feito na quinta-feira.
"A prioridade é o trânsito, mas temos uma preocupação muito grande em não afetar o comércio", disse Kassab, ao ressaltar a necessidade de "compatibilizar" os projetos da Secretaria dos Transportes com os impactos a outras áreas.
O secretário Alexandre de Moraes não disse em que ruas haverá restrições. Mas anunciou nova medida do "pacote" -a remoção de 167 lombadas e valetas, que prejudicam o trânsito (em locais não divulgados).
Do anúncio feito anteontem, ficaram mantidas a divulgação de 140 rotas alternativas às avenidas mais congestionadas -que deve acontecer na próxima semana- e a sincronização de semáforos e obras para liberar o tráfego em 19 "pontos de estrangulamento", sobretudo próximo a terminais de ônibus.

Confusão
Moraes, ao anunciar as medidas anteontem, usara a expressão "horário de pico". Ontem, porém, o prefeito disse ter havido "confusão" na interpretação de "algumas manifestações" que "não compreenderam que [a proibição do estacionamento] será no horário das 5h30 às 7h, 7h30".
Para a proibição das cargas e descargas, o horário ainda não foi definido, mas também será restrito ao início da manhã.
"O período da manhã será focado porque é quando há mais congestionamento" disse Moraes. Os seis maiores índices de lentidão pela manhã desde julho de 2007 foram registrados nas duas últimas semanas.
Pela tarde, segundo o secretário, o problema "é grande, mas não tão grande", porque "as pessoas não voltam no mesmo horário para casa".
"As medidas, de tímidas, passaram a envergonhadas", diz o consultor de trânsito Jaime Waisman. Ele observa que, entre as 5h30 e as 7h30, quando o comércio ainda está fechado, o número de carros estacionados é muito pequeno.
Essa também é a opinião do engenheiro Reginaldo Paiva, do Instituto de Engenharia, que diz que falta coragem nas medidas anunciadas.
Waisman defende a proibição de estacionamento e das cargas e descargas no centro entre as 6h e as 23h.


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