São Paulo, quarta-feira, 15 de junho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lula "passa a bola" a parlamentares

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Após citar nominalmente todos os deputados e senadores presentes na solenidade de envio da proposta do Fundeb ao Congresso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem que estava "passando um pouco a bola" para os parlamentares. "Agora o debate que nós enfrentamos dentro do governo para chegar a esse projeto vai passar para a Câmara e para o Senado", afirmou.
Os ministérios da Educação e da Fazenda passaram meses discutindo o texto final do Fundeb. Enquanto o MEC queria uma forma de vincular recursos da União já na proposta de emenda constitucional, a equipe econômica relutava, preferindo deixar brechas para eventuais acertos.
Lula acabou batendo o martelo, e decidiu incluir os R$ 4,3 bilhões em quatro anos no texto.
O ministro da Fazenda, Antonio Palocci Filho, não foi à solenidade. Ao lado de Lula estavam os ministros Tarso Genro (Educação) e José Dirceu (Casa Civil).
Para o ministro Tarso Genro, será possível aprovar o Fundeb ainda neste ano. "Confio que tenha clima para votar por uma razão essencial: os parlamentares nunca faltaram ao país em momentos importantes. O Congresso não vai faltar ao país e vai votar neste ano", disse. Segundo o ministro, a preocupação do governo é não atrapalhar a agenda de votações devido à crise política.


Texto Anterior: Educação: Depois de 18 meses, projeto de fundo vai para o Congresso
Próximo Texto: Cerco ao aumento: Estudantes invadem secretaria em SC
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.