São Paulo, quinta-feira, 15 de setembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O QUE ESTÁ EM JOGO

Protestos pedem mais verba fixa para a educação

DA REDAÇÃO

Os estudantes, funcionários e professores da USP, da Unesp e da Unicamp querem a derrubada do veto do governador Geraldo Alckmin (PSDB) ao aumento de um ponto percentual nas verbas destinadas à educação para o exercício 2006.
A LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) do ano que vem, que foi aprovada pelos deputados estaduais, previa aumento da vinculação orçamentária para a educação de 30% para 31%, incremento que representaria cerca de R$ 470 milhões a mais para a área. A proposta é dividir a verba extra em partes iguais entre o ensino básico, o ensino técnico e as três universidades estaduais públicas.
Para que a derrubada do veto seja votada, é necessário o apoio da base governista, já que a oposição não tem o número de votos necessário.
Os governistas dizem que antes de votar o veto é preciso haver uma discussão mais ampla do papel das universidades. A oposição diz que o argumento é uma forma de adiar a votação e diminuir a pressão dos manifestantes.


Texto Anterior: Estudantes e PMs duelam em avenida
Próximo Texto: Pasquale Cipro Neto: Caçar e cassar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.