São Paulo, domingo, 15 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prótese tem de ser revisada

DA REPORTAGEM LOCAL

As "dentaduras" (próteses) têm de ser reavaliadas pelo menos a cada cinco anos, diz o presidente da Sociedade Brasileira de Odontogeriatria, Carlos Wagner de Araújo Werner. Os dentistas colecionam, horrorizados, casos de pacientes que usam a mesma prótese por até 20 anos.
De acordo com Werner, com o passar do tempo há reabsorção do osso onde ficavam os dentes, e a prótese pode não encaixar.
"A prótese começa a machucar e o idoso não usa. Prefere adaptar a dieta, comer coisas mais pastosas, o que prejudica a nutrição", diz o dentista Fernando Luiz Brunetti Montenegro. Para ele, a revisão tem de ser mais frequente, a cada dois anos.
As lesões podem levar até a um câncer, diz. Segundo Dalva Padilha, especialista em estomatologia, toda úlcera na boca que não cicatriza em quinze dias deve ser investigada. O risco de câncer bucal cresce a partir dos 60 anos.
Outro problema relacionado às "dentaduras" são as contaminações por fungos. A higienização deve ser diária. Mesmo quem não tem dentes deve limpar também a gengiva com escovas especiais.


Texto Anterior: Saúde: Higiene preserva dentes até a velhice
Próximo Texto: Problema afeta mais as mulheres
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.