São Paulo, sexta-feira, 15 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mulheres jovens concentrarão fecundidade

DA SUCURSAL DO RIO

A população brasileira está envelhecendo, mas a fecundidade vai se concentrar nas mulheres mais jovens, revela a pesquisa do IBGE. Em 2005, as mulheres de 15 a 19 anos representavam 18,5% da fecundidade. Segundo o estudo, em 2015, esse patamar subirá para 23,3%. Em 2030, mais de 95% da fecundidade estará concentrada em mulheres de 15 a 34 anos.
Vários fatores interferem na decisão de ter filhos mais cedo, como grau de instrução e participação no mercado de trabalho, explica o IBGE.
De 2000 a 2030, a idade média da fecundidade cairá em quase três anos no Ceará, em São Paulo e no Rio Grande do Sul. No Brasil, cairá de 2,89 filhos por mulher em 1991 para 1,59 filho em 2030. No mesmo período, a idade média da fecundidade passará de 26,78 anos para 23,70.
"No Brasil, as mulheres que têm seus filhos precocemente possuem pouca escolaridade ou já não freqüentam escola, estão em famílias com baixos rendimentos, não exercem e também não estão em busca de qualquer atividade produtiva e se declararam como pardas ou pretas nos Censos Demográficos de 1991 e 2000", afirma a pesquisa.
No Nordeste, os Estados do Maranhão e do Piauí passarão por um rejuvenescimento da fecundidade em torno de 1,6 ano de 2000 a 2030. Na região Norte, somente o Amapá passará por um processo continuado de rejuvenescimento.
A combinação de aumento da esperança de vida e de queda da fecundidade resultará numa população mais idosa. Segundo Taís de Freitas Santos, representante auxiliar do Fundo de População das Nações Unidas no Brasil, as políticas públicas precisarão contemplar o aumento da população ativa, com foco na criação de mais vagas no mercado de trabalho.
As regiões Nordeste e Sul enfrentarão dificuldade para repor gerações em razão da queda da fecundidade e do saldo de migrações.


Texto Anterior: Morte violenta de jovens no Sudeste crescerá mais entre homens
Próximo Texto: PF prende 8 acusados de agenciar prostitutas para o exterior
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.