São Paulo, quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Enem para prejudicados acontece hoje

Cerca de 9.500 estudantes que receberam a prova amarela e mais 15 mil detentos prestam o exame nacional

Ao menos 5 candidatos conseguiram na Justiça direito de refazer teste; reaplicação coincide com vestibular da UFPI


DE BRASÍLIA
DE SÃO PAULO


Acontece hoje, às 13h, a segunda versão da prova de ciências humanas e da natureza do Enem para candidatos que receberam o exame com questões faltando no último dia 6 de novembro.
A avaliação será reaplicada a cerca de 9.500 alunos em 218 cidades de 17 Estados.
Eles receberam o caderno amarelo da prova com questões faltando e não tiveram o exame trocado pelos fiscais.
Segundo o Inep, instituto responsável pelo Enem, todos os alunos identificados nas atas já foram contatados.
Para saber se pode refazer o exame e onde, basta consultar sistemasenem2.inep.gov.br/localdeprova, digitar CPF e senha de cadastro. O local de prova não será necessariamente o mesmo da primeira versão do exame.
Quem foi chamado e não for ao exame terá computada a nota da primeira prova. O resultado deve sair na primeira quinzena de janeiro.
Apesar de o Inep ter convocado mais alunos do que o planejado, candidatos relataram à Folha não terem sido chamados, apesar de preencherem os pré-requisitos determinados pelo MEC.
Pelo menos cinco pessoas conseguiram na Justiça o direito de refazer a prova. Dois candidatos do Ceará, dois de Pernambuco e uma de Mato Grosso do Sul fizeram pedidos individuais.
O pernambucano Alexandre Marques Koury Monteiro, 17, alega ter recebido a prova amarela com questões repetidas ou faltantes, mas diz não ter sido chamado.
Ao conceder a liminar, na segunda, a juíza federal Marília Ivo Neves justifica que cabe aos fiscais fazer o registro em ata.
Como isso não é responsabilidade do candidato, adotar o registro como condição feriria a isonomia do exame.

PIAUÍ
Outro imbróglio do Enem ocorre no Piauí, onde estudantes terão de abdicar de ao menos duas horas de prova do vestibular da UFPI se quiserem refazer o Enem.
Hoje, será o quarto e último dia de prova, que vai até as 13h do horário local. Já o Enem está marcado para as 12h locais (13h em Brasília) -o Nordeste não participa do horário de verão.
Considerando o deslocamento, o aluno que fizer as duas provas terá de deixar o vestibular duas horas antes do fim. A UFPI diz não saber quantos vivem a situação.


Texto Anterior: Foco: Casarão na Augusta dá lugar a prédio
Próximo Texto: Quase 90% dos presos fazem prova por diploma
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.