São Paulo, sábado, 16 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENERGIA
Além das cidades do litoral, falta de luz atingiu as capitais
Queimada provoca blecaute de 30 minutos em PE, PB e RN

VANDECK SANTIAGO
da Agência Folha, em Recife

Uma queimada numa fazenda em Palmares (Zona da Mata pernambucana, a 130 km de Recife) provocou ontem, às 12h18 (horário de Brasília), um blecaute de cerca de 30 minutos na Paraíba, em Pernambuco e no Rio Grande do Norte.
O blecaute atingiu as cidades do litoral desses Estados nordestinos, incluindo as capitais João Pessoa, Recife e Natal.
Até as 18h de ontem não havia registro de nenhum tumulto ou incidente causado pela falta de energia.
Segundo a Polícia Militar pernambucana, a situação poderia ter sido diferente caso o desligamento da energia ocorresse à noite.

Sabotagem
A hipótese de uma eventual sabotagem como motivo do blecaute foi descartada pela Chesf (Companhia Hidroelétrica do São Francisco).
As queimadas são o motivo mais comum de problemas como o de ontem, conforme a diretoria de operações da Chesf.
Em casos como esses, o dono da propriedade em que ocorreu a queimada é procurado pela Companhia Hidroelétrica do São Francisco para evitar a repetição do problema. Não há punição.

Curto-circuito
A queimada de ontem aconteceu sob as linhas de transmissão de duas subestações da Chesf (Angelim e Recife 2), provocando um curto-circuito que levou ao blecaute. As linhas fazem o escoamento da energia que vem de Paulo Afonso, na Bahia, para o litoral nordestino.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.