São Paulo, sábado, 16 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cidades dos EUA têm projetos semelhantes

ANDREA MURTA
DE NOVA YORK

Há vários projetos nos EUA para permitir o pagamento de metrôs, ônibus e estacionamentos por meio de cartões bancários. Em Nova York, o sistema de metrô está começando a testar o sistema; em Utah, ele já foi implementado em locais selecionados; Washington DC, Filadélfia, Chicago e Los Angeles estudam fazer o mesmo.
A ideia é permitir o uso de cartões de crédito não apenas em roletas locais, mas de várias cidades que compartilhariam o sistema. Em tese, a tecnologia serviria mesmo fora do país.
"O sistema poderá ter chip em conformidade com padrões internacionais, permitindo seu uso em outros sistemas de trânsito que tenham a mesma tecnologia aberta", informou a Autoridade Metropolitana de Trânsito de Washington DC.
Ainda não há, porém, nada definido: o conselho da autoridade de trânsito de Washington DC ainda precisa de autorização para começar a recolher propostas de empresas.
Enquanto isso, usuários do sistema de transporte em Washington contam com o "smartcard", cartão de plástico semelhante aos de crédito que pode ser recarregado pela internet e usado indefinidamente.
Nova York tem o "EasyPayXpress", um bilhete único recarregado automaticamente com cartão de crédito ou débito.


Texto Anterior: Bilhete único também poderá ser usado como cartão de crédito
Próximo Texto: Justiça nega 1ª liminar contra lei antifumo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.