UOL


São Paulo, sábado, 16 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sob risco de ruir e superlotada, cadeia de Peruíbe é interditada

FAUSTO SIQUEIRA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SANTOS

Sob pena de uma multa diária de R$ 50 mil, a Justiça determinou a interdição e a transferência até o final do mês dos 122 homens e dos cinco adolescentes mantidos presos na cadeia pública de Peruíbe (litoral sul paulista).
Com apenas quatro celas e projetada para comportar somente 24 detentos, a cadeia enfrenta um problema ainda mais grave que o da superlotação. Três laudos de engenharia -dois do Instituto de Criminalística e um da associação dos engenheiros local- indicam que a estrutura do prédio, situado no centro da cidade, está comprometida e corre o risco de ruir.
O delegado Rodrigo Tellini, diretor da cadeia, disse que, devido à ordem judicial, rejeitou ontem receber 11 novos presos, das vizinhas Mongaguá e Itanhaém.
A cadeia de Peruíbe é a única do litoral sul que continuava recebendo presos. A de Itanhaém está parcialmente interditada, também por determinação judicial, e só pode abrigar presos até o limite da capacidade (32).
A decisão de interditar a cadeia de Peruíbe foi tomada no dia 8 pela juíza Andreza Arnoni, da 2ª Vara do fórum local. Até ontem, não havia perspectiva de solução. "A administração está estudando como esvaziar a cadeia. É claro que uma decisão judicial tem de ser cumprida", afirmou o delegado Pedro dos Anjos, titular da Delegacia Seccional de Itanhaém, responsável pelo litoral sul.
Segundo Tellini, devido à falta de espaço, os presos permanecem no pátio durante o dia, e, à noite, parte deles é trancada nas celas -não há lugar para todos. "Eles fazem revezamento para dormir. Tem gente que dorme no banheiro", disse. Ele diz que os presos estão apreensivos com a decisão da juíza, pois temem ser transferidos para cadeias comandadas por presos rivais.


Texto Anterior: Segurança: Polícia Federal apreende peças sacras em SP
Próximo Texto: Soldados do Exército são presos por desvio de munição no Rio
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.