São Paulo, domingo, 16 de agosto de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA e Europa inspiram modelo

da Reportagem Local

O modelo brasileiro de pós-graduação é um híbrido do que existe na Europa e nos Estados Unidos. Isso explica algumas inconsistências desse sistema.
Desde o início, a pós brasileira adotou o que é denominado modelo sequencial: depois da graduação, a pessoa primeiro faz um mestrado e, depois, um doutorado -o que é mais comum na Europa, especialmente para a formação de professores e pesquisadores.
Só que o mestrado também começou a ser buscado por pessoas que queriam aprofundar os conhecimentos para desenvolver sua profissão -que pode não ter nada a ver com ensino ou pesquisa. Essa demanda exige um tipo de curso mais parecido com o "master" (ou mestrado) norte-americano.
O que se comprova internacionalmente é que o bom mestrado profissional ocorre em instituições que têm também uma boa pós na área de pesquisa -daí a valorização atual do doutorado.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.