São Paulo, quinta-feira, 16 de novembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cariocas gostariam de dormir mais

DA REPORTAGEM LOCAL

De todos os entrevistados pela pesquisa Wyeth/Datafolha, os cariocas são os que mais gostariam de continuar na cama quando toca o despertador. Segundo a pesquisa, feita em oito capitais e no interior paulista, 64% dos cariocas insones disseram que dormem menor número de horas do que consideram necessário.
Belo Horizonte fica na segunda posição, com 63% de insatisfeitos, seguida de São Paulo, com 62%. Por outro lado, 10% dos moradores do interior do Estado de São Paulo ouvidos disseram achar que dormem além do necessário.
Moradores de Salvador (BA) e Curitiba (PR) são os mais satisfeitos com as horas de sono. Respectivamente, 41% e 45% das pessoas ouvidas disseram achar que dormem o suficiente.
Não existe uma unanimidade médica sobre o tempo ideal para repor a energia gasta pelo organismo. Cada um tem uma necessidade biológica específica, mas a média recomendada para os adultos varia de seis a oito horas por dia.
A Internet parece ser fator determinante dessa insatisfação: 60% dos entrevistados que costumam usá-la disseram que dormem menos do que o necessário.
Pouco mais da metade dos insones entrevistados (51% do total) costuma fazer algo para driblar o problema.
Na opinião dos especialistas, porém, o fundamental é deixar soluções paliativas de lado, buscar as causas da insônia e atacá-las. Enquanto isso não acontece, os truques para combater a falta de sono são muitos. Segundo a pesquisa, as atividades preferidas são assistir tevê (19%), ler (15%), rezar e ouvir música (7% cada uma).
Segundo Stella Tavares, especialista em estudo do sono do Hospital das Clínicas e do Albert Einstein, é preciso tratar as causas da insônia que são, em última instância, transtornos depressivos e ansiedade.
Na pesquisa, entretanto, poucos dos que declaram sofrer de insônia já procuraram ajuda profissional (27% dos entrevistados) e tratamento (20%). No entanto, 28% disseram já ter tomado remédio contra insônia.



Texto Anterior: "Insônia é o corpo pedindo ajuda"
Próximo Texto: Descobrir causas é fundamental
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.