UOL


São Paulo, terça-feira, 16 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VERÃO

Esquema especial será adotado em quatro cidades; na temporada são recolhidas 800 toneladas por dia

Litoral norte passa a ter coleta diária de lixo

ELIANE MENDONÇA
DAS REGIONAIS, EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

As prefeituras de quatro cidades do litoral norte de São Paulo -Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba- já preparam um esquema especial de coleta de lixo para a alta temporada.
O lixo será recolhido diariamente em todos os bairros dos municípios. Na baixa temporada, a coleta é feita em esquema de rodízio -atendendo os bairros em dias alternados
Até agora, apenas São Sebastião já colocou o novo esquema em prática. Em Ubatuba, as novas medidas serão adotadas a partir do dia 22 e, em Ilhabela e Caraguatatuba, no dia 26.
Em dias normais, as quatro cidades recolhem juntas 215 toneladas de lixo por dia. Na temporada de verão, o número salta para 800 toneladas -aumento de 272%.
Desde o último fim-de-semana, a coleta já é realizada diariamente em todos os bairros de São Sebastião, intensificando o recolhimento nos bairros com maior movimento de turistas: Maresias, Boiçucanga, Camburi e Juqueí.
Outra medida tomada pela prefeitura de São Sebastião é a concentração de todo o lixo recolhido na costa norte e na região central em dez contêineres, localizados no centro. O esquema procura dinamizar o trabalho, já que o percurso até o aterro próximo à praia da Baleia é de cerca de 50 km.
Durante toda a temporada, a prefeitura deverá realizar campanhas em rádios e jornais, para que a população se conscientize sobre a importância da reciclagem.
A Prefeitura de Caraguatatuba decidiu contratar 60 homens para começar a trabalhar no dia 15 de janeiro em mutirões. A limpeza da cidade contará com 15 veículos compactadores, com capacidade de oito toneladas por dia, que atenderá a área central e as praias.
Em Ilhabela, serão colocados mais dois caminhões em funcionamento, passando para oito. Ubatuba vai aumentar a frota de 12 para 18 veículos.


Texto Anterior: Regra nova: Valet terá que informar onde pára os carros
Próximo Texto: Clima: Chuva mata menina e danifica casas no RS
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.