|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
CARNAVAL
Foi criado um especial para atrair visitantes, que inclui até recepcionista bilíngüe, mas a procura é pequena
Festa em SP tenta vencer desdém de turistas
SIMONE IWASSO
DA REPORTAGEM LOCAL
Se o Carnaval de São Paulo já
agrada ao folião paulistano, que
costuma esgotar os ingressos para
os desfiles do Grupo Especial no
sambódromo, o próximo passo
do evento para se afirmar como
uma grande atração é tentar atrair
turistas para a festa.
Para dar um empurrãozinho na
tarefa, o Anhembi, responsável
pela organização das festividades
dos 450 anos de São Paulo e órgão
oficial de turismo da cidade, reuniu, desde o ano passado, operadoras para desenvolverem pacotes turísticos para o evento.
Para receber os esperados visitantes, foi desenvolvido um esquema especial, que inclui recepcionistas bilíngües e serviço de
transporte entre os principais hotéis da cidade e o portão de acesso
ao setor 7 do sambódromo.
No entanto, a proposta ainda é
incipiente e enfrenta resistência
das operadoras e do próprio turista, que prefere viajar e se divertir
no Carnaval carioca -que conta
com cifras maiores, mais tradição, fama e repercussão.
Das 23 operadoras que há aproximadamente um ano se propuseram a vender São Paulo como
um destino turístico de lazer,
criando roteiros para atrair turistas à cidade, até ontem apenas seis
resolveram oferecer pacotes para
o Carnaval paulistano.
"A procura que temos tido é
muito pequena. O mercado internacional tem uma procura grande para o Carnaval do Rio de Janeiro. Embora nós tenhamos promovido mais o evento de São
Paulo, quase 100% de nossas vendas são para o Carnaval do Rio",
afirma Adriana Maldonado, sócia-gerente da GRP Brasil, uma
das operadoras que ofereceram
pacotes para São Paulo.
Maldonado explica que o roteiro vendido pela GRP inclui cinco
noites de hospedagem, com traslado e ingressos para os desfiles na
sexta e no sábado. A empresa comercializa os pacotes principalmente em países da América Latina, como Argentina, Peru, Venezuela e Equador.
O baixo desempenho, porém,
não desestimula o presidente do
Anhembi, Celso Marcondes, que
se baseia no crescimento da presença de visitantes nos últimos
três anos para apostar na vinda de
turistas para o Carnaval dos 450
anos. "Esperamos que neste ano a
presença de turistas no sambódromo chegue a 18%", diz.
Marcondes explica que, desde
2000, quando os desfiles em São
Paulo começaram a se concentrar
na sexta-feira e no sábado, parando de competir com o evento carioca (que começa no domingo),
houve um crescimento no número de visitantes no sambódromo.
Dados do Anhembi mostram
que, no ano passado, o número de
turistas aumentou cerca de 200%
em relação a 2001, passando de
4% do total de ingressos vendidos
para aproximadamente 13%. "Esperamos um crescimento por
causa do apelo do aniversário da
cidade, que trouxe muitos eventos culturais para São Paulo", diz.
E, ao contrário do carnaval do
Rio de Janeiro, que conta com
presença maciça de estrangeiros,
em São Paulo há um grande número de turistas do interior do Estado, segundo Marcondes. Desse
modo, a proposta do Anhembi é
manter esses turistas na cidade,
fazendo com que eles consumam,
passeiem e se hospedem, em vez
de irem e voltarem no mesmo dia.
"Acredito que temos esse potencial. O Réveillon na avenida
Paulista reuniu 1,9 milhão de pessoas e garantiu uma ocupação
40% maior nos hotéis da região.
Isso mostra que estamos prontos
para receber mais visitantes", afirma Denise Battistini, diretora de
Turismo do Anhembi.
Texto Anterior: Mato Grosso: Universitário morre após festa de escola Próximo Texto: Artista americano cria trio elétrico na BA Índice
|