São Paulo, domingo, 18 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Especialistas desaconselham tintura em crianças e nas mulheres grávidas

DA REPORTAGEM LOCAL

Os especialistas são unânimes em dizer que meninas com menos de 12 anos não devem pintar os cabelos. O uso de tintura em mulheres grávidas também é desaconselhado pela maioria.
De acordo com o médico e toxicologista Sergio Graffi, testes de segurança são proibidos em grávidas. "Não tem pesquisa que aponte nem segurança nem problema." Por não saber os supostos efeitos sobre a mulher e o bebê, ele é contra.
Já o presidente da Sociedade Brasileira para Estudos do Cabelo, Valcinir Bedin, considera que, do ponto de vista científico, nada impede que a gestante pinte os cabelos. "Pode fazer o que quiser."
De maneira geral, as próprias indústrias não recomendam a tintura para gestantes. Na dúvida, dermatologistas, pacientes e técnicos seguem a orientação dada pelo ginecologista.
No caso das crianças há consenso. Não existe no Brasil nenhuma tintura ou produto para alisamento de cabelos voltado ao público infantil.
Alta concentração de substâncias químicas em um peso corpóreo menor, maturação do organismo e aspectos hormonais pesam na decisão.
O bom senso deve se sobrepor à moda. "Não há justificativa nenhuma para expor uma criança a qualquer risco, sem um benefício real", diz Graffi.


Texto Anterior: Passei por isso: Fiquei desesperada, pensei que ia ficar careca
Próximo Texto: Mais saudável: Obesidade acelera a perda de testosterona
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.