São Paulo, domingo, 18 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OBESIDADE ACELERA A PERDA DE TESTOSTERONA

DA REPORTAGEM LOCAL

A obesidade é um dos principais fatores que contribuem para a perda de testosterona que acompanha o envelhecimento. Pesquisa com 1.667 homens divulgada pela publicação americana "Jornal da Endocrinologia e Metabolismo" aponta que os níveis de testosterona caíram mais rápido em homens que desenvolveram doença crônica no período, perderam a mulher, tomam mais de seis remédios ou deixaram de fumar. Somar quatro pontos no Índice de Massa Corpórea equivale a ter níveis de alguém dez anos mais velho.

Mito ou verdade

Quem come muito açúcar pode desenvolver diabetes?
MITO. O que pode desencadear a doença é o ganho de peso, sedentarismo e o acúmulo de gordura visceral, além da genética. "A obesidade dentro do abdome dificulta a ação da insulina, o hormônio que faz baixar o açúcar no sangue", diz Helena A. Machado, endocrinologista do Hospital São Camilo.

EVENTO DISCUTE A SAÚDE DA MULHER
No dia 22, às 14h, o Hospital e Maternidade São Camilo Pompéia promove a palestra gratuita "Saúde da Mulher". No evento, um infectologista vai falar sobre doenças sexualmente transmissíveis, seus riscos, tratamentos e, principalmente, prevenção. Em seguida, um ginecologista discute a menopausa e seus aspectos psicológicos, sociais e sexuais. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas pelo 0/xx/11/3677-4444, ramal 5334.

LIVRO ABORDA DIFERENTES FACES DA DEPRESSÃO
O livro "Enfrente a Depressão" apresenta relatos de pacientes e pesquisas colhidas pelo médico Peter D. Kramer, que aposta em um tratamento com terapias e medicamentos. São esclarecidas particularidades da doença, suas etapas, e técnicas e pesquisas recentes. O objetivo é melhorar a vida dos pacientes e das pessoas que convivem com essas pessoas.


Texto Anterior: Especialistas desaconselham tintura em crianças e nas mulheres grávidas
Próximo Texto: Platão Médico: Situação hipnótica favorece trote do falso seqüestro por criminosos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.