UOL


São Paulo, sexta-feira, 18 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Três professoras são feitas reféns em Rio Preto

DA AGÊNCIA FOLHA
DA REPORTAGEM LOCAL

Os 72 internos da Febem de São José do Rio Preto (440 km a noroeste de São Paulo) fizeram uma rebelião, ontem, durante cerca de três horas. Três professoras foram mantidas reféns.
Segundo a assessoria da Febem, o motim teria começado depois do cancelamento de um torneio de futebol na unidade. A medida teria sido tomada por questões de segurança, pois o efetivo de monitores estava reduzido.
"Dos 23 funcionários, 5 estão afastados devido a uma denúncia antiga. Agora, mais três estão de licença médica, o que impossibilitou a realização do torneio", disse o assessor de imprensa, Joaquim Maria Botelho.
Durante o motim, adolescentes tentaram fugir pulando o muro dos fundos da unidade, mas foram impedidos pela tropa de choque da PM. A polícia entrou na Febem depois que a situação já havia sido controlada, para fazer uma revista.
Segundo o setor de comunicação da PM, dois menores ficaram levemente feridos durante a rebelião e foram levados para o hospital. A informação foi negada pela assessoria de comunicação da Febem em São Paulo.

Sindicâncias
Essa é a 43ª rebelião do ano nas unidades da Febem espalhadas pelo Estado, 32 das quais somente nas de Franco da Rocha. De acordo com a fundação, 12 sindicâncias, abertas para investigar os motins, foram concluídas.
As investigações apontaram que, em parte das rebeliões, houve o envolvimento de funcionários. A venda de chaves das celas para os adolescentes foi uma das práticas atribuídas a eles, de acordo com as sindicâncias.
Desde então, 38 funcionários -que tiveram participação comprovada em motins- foram demitidos da Febem por justa causa.
A fundação investiga, por exemplo, como os adolescentes de Franco da Rocha conseguiram sair das celas, na última rebelião, quando foram trancados, horas antes, usando apenas cueca.


Texto Anterior: Febem: Internos pegam 10 dias de solitária
Próximo Texto: Encarceramento de jovens é alvo de críticas
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.