São Paulo, sábado, 18 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

foco

Cheia encobre praia do Pará, eleita pela imprensa inglesa a mais bela do Brasil

DA AGÊNCIA FOLHA

Um dos principais pontos turísticos do Pará e eleita a praia mais bonita do país pelo jornal britânico "The Guardian", a praia de água doce de Alter do Chão está submersa por causa da cheia no rio Tapajós. A atividade turística está inviabilizada.
De acordo com o administrador do balneário, Frank Campos, a inundação paralisou o comércio e os serviços que atendem turistas na comunidade, que fica a aproximadamente 35 km do município de Santarém e tem cerca de 6.000 pessoas.
"A ilha, que é a nossa atração, sempre fica com a areia submersa nesta época, mas, agora, apenas os telhados das barracas estão aparecendo. (...) A economia da comunidade está muito fraca", afirmou.

Temporada de chuva
A temporada de chuvas, mais intensa neste ano, já fez com que 21 dos 143 municípios do Estado decretassem situação de emergência -dos quais 13 foram vistoriadas pela Defesa Civil do Estado.
As cheias também causaram inundações em 15 dos 48 bairros de Santarém (490 km de Belém). Em emergência, a cidade tem 4.455 desalojados (pessoas retiradas temporariamente de suas casas) e 165 desabrigados (pessoas que tiveram suas residências afetadas e estão em abrigo).
Quatro regiões do interior do município sofrem com a chuva, que atinge a região há mais de três semanas.
Segundo a Defesa Civil do município, o nível do rio deve alcançar a segunda maior marca da história da cidade, ficando atrás apenas da cheia de 1953. Até maio, quando acaba a temporada de chuvas, a tendência é que as águas continuem subindo.
(GUSTAVO HENNEMANN)


Texto Anterior: Outro lado: 'A Assembleia vai parar de fuma', diz presidente
Próximo Texto: OAB de São Paulo decide aderir à prova nacional da Ordem
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.