São Paulo, sexta, 18 de abril de 1997.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EDUCAÇÃO
Na próxima quarta-feira, mais de 1 milhão de alunos da rede estadual de São Paulo vão ser avaliados
Alunos de 4ª e 8ª séries fazem `provão'

da Reportagem Local

Mais de 1 milhão de alunos de 4¦ e 8¦ séries da rede estadual de ensino de São Paulo realizam na próxima quarta-feira as provas do Saresp (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) -uma espécie de provão do ensino fundamental.
O objetivo desse sistema de avaliação, que foi implantado pela secretaria no ano passado, é acompanhar anualmente a evolução dos alunos e o desempenho das escolas estaduais.
A participação dos 581 mil alunos da 4¦ série e dos 482 mil da 8¦ série das escolas da rede estadual é obrigatória.
A rede particular da capital e algumas redes municipais também devem aderir, apesar de não terem de participar obrigatoriamente.
No ano passado, 1,186 milhão de alunos de 3¦ e 7¦ séries de escolas públicas estaduais participaram.
Os alunos de 23 escolas particulares da capital também fizeram as provas. O desempenho desses alunos serviu como parâmetro para a avaliação das escolas públicas.
Na quarta-feira, os alunos responderão a 30 questões de múltipla escolha -com quatro alternativas cada- e a um questionário com dados pessoais, hábitos escolares e opiniões sobre a escola.
Para a 4¦ série, a prova abrange os conteúdos de português, matemática e redação da 3¦ série.
Para a 8¦ série, a prova engloba conhecimentos de português, redação, matemática, ciências, história e geografia referentes à 7¦ série do 1º grau.
As provas foram elaboradas por uma equipe de professores representantes das 145 delegacias de ensino do Estado e já foram testadas em uma amostra de alunos.
O resultado da prova não influenciará nas notas do aluno, e as escolas cujos alunos não apresentarem bom desempenho também não serão punidas.
A proposta da secretaria é avaliar as escolas, identificando as principais deficiências da rede de ensino.
A idéia não é comparar os resultados entre as escolas, mas acompanhar os resultados de uma mesma escola no decorrer do tempo.
Segundo a secretaria, com o resultado das provas de 96 foi possível diagnosticar os problemas das escolas e propor soluções.
As provas também levaram à discussão de propostas curriculares, métodos e procedimentos didáticos e projetos de educação continuada para professores.
No ano que vem, a avaliação deve se repetir para alunos de outras séries, de forma que o Saresp se torne um sistema permanente de avaliação do ensino público fundamental.
No dia da avaliação, as aulas serão suspensas para os alunos das séries que não vão participar.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright 1997 Empresa Folha da Manhã