UOL


São Paulo, sexta-feira, 18 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FOGO PESADO

Metralhadora de alta potência estava em sobrado em área nobre de São Bernardo do Campo

Arma de guerra é achada na Grande SP

DA REPORTAGEM LOCAL

A polícia paulista encontrou por acaso, em um sobrado em uma área nobre de São Bernardo do Campo (Grande SP), uma metralhadora FN MAG 7,62, armamento de alta potência usado pelas Forças Armadas.
A metralhadora é capaz de fazer de 750 a 1.000 disparos por minuto. O tiro tem calibre semelhante ao de um fuzil. De uso exclusivamente militar, pesando dez quilos, a arma precisa de um bipé ou tripé para ser utilizada. Em conflitos internacionais, também pode ser vista afixada em helicópteros ou em tanques.
Segundo a polícia, a metralhadora é capaz de derrubar um helicóptero. Nas Forças Armadas, porém, essa arma é mais utilizada para dar apoio às tropas em terra.
De uso comum pelo Exército brasileiro, a metralhadora estava escondida no quarto de uma casa invadida anteontem à noite. Policiais militares e civis estavam atrás de uma picape Ranger roubada que estava na garagem.
Eles se surpreenderam ao encontrar a metralhadora com mais 108 cartuchos completos. Segundo os policiais, os projéteis são capazes de romper vidros e carros blindados.
Ninguém foi encontrado na casa, localizada na vila Gonçalves, onde também foram apreendidos oito quilos de maconha e meio quilo de cocaína.
A polícia ainda não sabe qual seria a utilização da arma, encaminhada ontem ao IC (Instituto de Criminalística) de São Paulo. "Uma metralhadora dessa poderia ser montada na carroceira da picape roubada, por exemplo. Mais ainda é cedo para se saber qual era a finalidade dos criminosos", disse Flávio Guedes, chefe dos investigadores do 1º DP de São Bernardo.
Segundo a proprietária do imóvel, que já foi ouvida pela polícia, a casa estava alugada havia um mês. Policiais estão tentando identificar uma mulher que teria feito o contrato de locação na imobiliária. O aluguel era de R$ 750. Vizinhos disseram não ver movimentação na casa.


Texto Anterior: Segurança: Projeto prevê recadastramento de armas
Próximo Texto: Barbara Gancia: O patinho feio e a última Coca-Cola do deserto
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.