São Paulo, domingo, 18 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fórum quer pôr fim à prática

DA REPORTAGEM LOCAL

A participação de menores no mercado de trabalho em regiões metropolitanas foi um dos temas do seminário O Trabalho Infantil no Estado de São Paulo realizado na semana passada, no Sesc Vila Mariana.
Organizado pelo Senac e pelo Fórum Paulista de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, o evento reuniu 650 pessoas, ligadas principalmente a entidades civis, além de representantes dos governos estadual e municipal, do ministério do Trabalho e especialistas no assunto.
A meta do fórum, criado em 1999 e que congrega cerca de 50 entidades, é erradicar o trabalho infantil no Estado até 2012.
"A principal questão é a política pública. As bolsas do Peti [Programa de Erradicação do Trabalho Infantil", por exemplo, são paliativas. A educação deve estar no centro de tudo", diz Sérgio de Oliveira e Silva, da coordenação. De acordo com ele, "as crianças ficam sem formação e não conseguirão colocação no futuro."
Foi destacada a necessidade de integração de entidades e governos para criar uma rede de assistência aos menores. A articulação de políticas e de programas sociais para melhor atendimento das famílias também foi citada.
"A idéia agora é disseminar as diretrizes do fórum para as entidades interessadas em acabar com o problema", afirma Silva.


Texto Anterior: Trabalho infantil: 62.290 crianças trabalham em São Paulo
Próximo Texto: Trabalho infantil: Psicólogos dizem que idade é de brincar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.