São Paulo, domingo, 18 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estudante não é informado sobre exame

DA SUCURSAL DO RIO

O dia-a-dia de uma escola pública no último ano de vestibular é bem diferente da realidade conhecida da maioria dos estudantes das instituições particulares.
Se na rede privada o clima beira a paranóia, com toda a equipe de professores e diretores focando o tempo todo no vestibular, em algumas escolas públicas o exame praticamente não existe.
Essa foi a experiência de Carlos Henrique Cândido, 27, que concluiu em 1997 o ensino médio no colégio estadual Amaro Cavalcante, localizado no Catete (zona sul do Rio).
"Não tive preparo para enfrentar o vestibular. Minha turma não era informada nem das datas do calendário dos concursos. Acho que a direção deveria informar isso e incentivar os alunos que tenham interesse em disputar uma vaga", conta Cândido.
Quase cinco anos após ter se formado no ensino médio, Cândido afirma que agora está tentando recuperar o tempo perdido e disputará uma vaga para o curso de história de alguma universidade pública.
"Estudei toda a minha vida em colégio público. Nunca me senti preparado para fazer o vestibular. Agora eu estou estudando em casa e aproveitando as aulas na Uerj", diz o estudante, referindo-se às aulas que a Secretaria de Estado da Educação realiza na Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) para preparar os estudantes para o vestibular.
Além da falta de incentivo, a experiência de alguns alunos de escolas públicas mostra também que é inegável a existência de sérias deficiências na preparação dos alunos em boa parte das escolas públicas.
O estudante Daniel Menezes Reis, 18, por exemplo, conta nos dedos as aulas de português que teve na Escola Estadual Professora Nilza Mendonça de Oliveira, que fica em em Irajá, na zona norte do Rio.
"O ensino deveria ser mais puxado. Minha turma teve pouquíssimas aulas de português. Os professores faltavam às aulas. A última professora acabava a aula sempre no meio dizendo que estava com dor de cabeça", conta o estudante, que se prepara para tentar uma vaga no curso de administração.


Texto Anterior: Educação: Aluno da rede pública foge do vestibular
Próximo Texto: Imagem do professor é fundamental para aluno
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.