São Paulo, domingo, 18 de agosto de 2002

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Imagem do professor é fundamental para aluno

DA SUCURSAL DO RIO

Por lidar com alunos com perfil menos homogêneo do que o encontrado em uma escola particular, a escola pública tem um desafio a mais na hora de formar uma turma: dar atenção especial aos estudantes que querem entrar logo no mercado de trabalho e aos que ainda têm fôlego para disputar uma vaga no vestibular.
No caso dos alunos que preferem ou precisam entrar mais rápido no mercado de trabalho, a solução mais comum é a matrícula em cursos de nível técnico.
Os que pensam em fazer vestibular, no entanto, raramente têm condições financeiras de pagar um cursinho e ficam mais dependentes do ensino da escola.
Nesse último caso, os especialistas ouvidos pela Folha são unânimes em afirmar que a imagem que o professor tem dos alunos é fundamental para o sucesso ou o fracasso.

Liderança
"Se o professor passa a imagem do sucesso, de determinação e de um líder, os alunos tendem a seguir o exemplo. As escolas que têm uma liderança forte como diretor costumam ter melhores resultados. É possível um aluno conseguir uma vaga numa universidade pública desde que ele saiba (...) o que quer. Se for fazer um curso concorrido, terá que se preparar mais cedo", diz William Campos, secretário da Educação do Estado do Rio.
O secretário de Estado da Educação de São Paulo, Gabriel Chalita, concorda com Campos.
"Um trabalho fundamental que estamos tentando fazer com os professores é o de recuperação da auto-estima. Se o aluno não acredita no potencial dele e acha que escola não é de qualidade, o trabalho fica mais difícil."
Chalita diz acreditar que o aluno da escola pública que se prepara já tem condições de enfrentar em igualdade de condições o vestibular de uma universidade pública com um aluno da rede privada.
"Há escolas públicas que são melhores do que muitas escolas particulares. Um dos problemas é que na escola particular há uma preocupação constante com o índice de aprovação no vestibular, até por razões de mercado. A escola pública também precisa ter essa preocupação. Isso é fundamental para que o aluno acredite nele", diz o secretário.


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