São Paulo, sexta, 18 de setembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CASOS FAMOSOS

Sequestro mais longo durou 76 dias em SP

da Reportagem Local

O sequestro mais longo registrado pela polícia de São Paulo aconteceu em 1994, quando o empresário e fazendeiro Décio Ribeiro ficou 76 dias no cativeiro.
Ele só foi libertado no dia 7 de março, depois de a família ter pago o resgate -estimado em US$ 630 milhões. Na época, Ribeiro era dono de 40 fazendas, sendo dez na região de Espírito Santo do Pinhal (no interior paulista).
Outro sequestro que mobilizou a polícia por muito tempo foi o do ex-vice-presidente do banco Bradesco Antônio Beltran Martinez. Ele ficou nas mãos dos criminosos por 41 dias e só foi libertado após o pagamento de US$ 4 milhões.
Mesmo após o resgate, em dezembro de 1986, esse caso foi alvo de muita discussão, porque alguns policiais que participaram das negociações foram acusados de ter planejado o sequestro. Um deles chegou a ser preso.
Mas o sequestro que mais provocou polêmica nos últimos anos foi o do empresário Abílio Diniz, do grupo Pão de Açúcar, em 1989.
Ele ficou uma semana preso em um quarto no subsolo de uma casa no bairro do Jabaquara (zona sul de São Paulo). A polícia descobriu o cativeiro e prendeu os criminosos: cinco chilenos, dois argentinos, dois canadenses e um brasileiro.
Investigações posteriores mostraram que os sequestradores haviam planejado a ação com detalhes.
Foram encontrados mil slides -ilustrando a vida do empresário-, metralhadoras, revólveres, pistolas e documentos que provam que mais de um apartamento foi alugado para a ação.
Depois de nove anos presos, os sequestradores -que alegam ter cometido o crime para angariar recursos para a guerrilha em El Salvador- fizeram em abril uma greve de fome reivindicando a extradição para seus países de origem e a libertação do brasileiro. Eles ficaram 16 dias sem comer.
Apesar de terem conseguido a promessa de que seriam colocados em regime semi-aberto, até hoje seus casos não foram revistos pela Justiça.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.