São Paulo, sexta, 18 de setembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Moradores querem recuperar praia

da Sucursal do Rio

A dragagem da lama acumulada na praia de Sepetiba é reivindicada por moradores e pescadores da região. De acordo com a proposta, a praia seria recomposta com areia retirada da restinga da Marambaia, área semideserta administrada pelo Exército e pela Marinha.
Pioneiro na preservação ecológica na baía de Sepetiba, o salva-vidas e pescador Erasmo Pedrosa, 69, afirma que a lama retirada do canal de navegação do porto deveria ter sido despejada em oceano aberto. "A draga, em vez de jogar a lama no mar grosso, jogou na baía. O movimento das marés, as correntes e o sudoeste (vento que sopra do mar em direção à terra) trouxeram essa lama para a praia", disse Pedrosa, um dos criadores da entidade "SOS Baía de Sepetiba".
Outra reivindicação da população local é a construção de um quebra-mar para que os barcos possam descarregar os pescados.
Além da "SOS Baía de Sepetiba", outras duas entidades de defesa do meio ambiente entraram na Justiça contra as obras de ampliação do porto de Sepetiba.
A ação dos ambientalistas resultou na proibição da continuidade da dragagem pela Justiça do Rio. (ST)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.