São Paulo, Segunda-feira, 18 de Outubro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

São Paulo tem 40 brinquedotecas

da Reportagem Local

Impulsionadas pelo resgate do lúdico, as brinquedotecas também estão deixando de ser apenas parte do universo escolar para se transformar em opção de lazer para as crianças.
Brinquedoteca é uma "biblioteca" de brinquedos e brincadeiras onde as crianças escolhem as atividades que querem desenvolver.
Segundo a Associação Brasileira de Brinquedotecas existem cerca de 40 brinquedotecas em São Paulo, 50% estão em escolas.
Nesses casos, o funcionamento dos espaços é parecido ao de parques de diversões em que a criança paga pelo período em que fica no espaço. No Brasil, as brinquedotecas já totalizam 200 unidades.
De acordo com a presidente da Associação Brasileira de Brinquedotecas, Maria Angela Barbato, o primeiro passo para que um espaço possa ser considerado brinquedoteca é deixar a criança livre. "Dessa forma, elas conseguem recuperar a falta de brincadeiras das crianças. Se as atividades são dirigidas, elas perdem esse caráter."
No início de novembro, mais uma brinquedoteca será inaugurada em São Paulo. O Brincare, que está sendo construído em uma casa de 300 m2 em Perdizes, região sudoeste da cidade, será uma das unidades de negócio da Laramara.
De acordo com Mara Siaulys, presidente da instituição, todas as atividades que as crianças realizarem serão por escolha própria. "Os monitores não vão dirigir, mas apenas conduzir as atividades quando necessário", afirma.


Texto Anterior: Entidade promove caminhada
Próximo Texto: Cotidiano Imáginário - Moacyr Scliar: A mão fraudulenta
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.