São Paulo, Quinta-feira, 18 de Novembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rebelião faz Itamar exonerar 2º escalão da Secretaria da Justiça

CARLOS HENRIQUE SANTIAGO
da Agência Folha, em BH

O governador Itamar Franco (PMDB) exonerou ontem o segundo escalão da Secretaria de Estado da Justiça, dois dias depois de um adolescente ter sido morto por seus colegas internos durante uma rebelião em uma instituição do governo estadual.
Anteontem à noite, o deputado estadual Luiz Tadeu Leite (PMDB) já havia pedido demissão do cargo de secretário da Justiça, após reunião com o governador. Leite disse que pediu demissão para não criar obstáculos para a fusão das secretarias estaduais da Justiça e da Segurança Pública e outras mudanças no governo.
O secretário da Segurança Pública, Mauro Lopes, assumiu interinamente a Justiça. Até as 18h30 de ontem, o governador não havia divulgado quem seria nomeado no lugar de Leite.
Na Secretaria da Justiça, foram demitidos o secretário-adjunto e o superintendente de Atendimento e Reeducação do Menor Infrator, Ruy Carreteiro Santiago, junto com a diretoria de sua superintendência.
Também houve mudança no Departamento de Obras Públicas (Deop), órgão responsável pela reforma das instalações do Centro de Integração do Adolescente de Sete Lagoas (MG), onde aconteceu a rebelião.
O secretário estadual da Casa Civil, Henrique Hargreaves, em reunião ontem com juízes e promotores de Belo Horizonte e Sete Lagoas, discutiu uma solução para a internação dos adolescentes.
Em Minas Gerais, o único local para a internação dos adolescentes infratores é o centro em Sete Lagoas. Segundo a Promotoria da Vara da Criança e Juventude de Belo Horizonte, os internos do centro são mantidos em celas superlotadas sem nenhum cuidado de higiene e dormem sobre cobertores em chão úmido.


Texto Anterior: Inculta & bela - Pasquale Cipro Neto: "Sua vida não vale uma dose"
Próximo Texto: Violência: Crimes banais deixam 2 mortos em SP
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.