São Paulo, domingo, 18 de dezembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

+ SAUDÁVEL

HIPERTENSÃO

Aspirina antes de dormir reduz pressão arterial
Pequenas doses de aspirina antes de dormir fazem cair os níveis de pressão arterial em pacientes com hipertensão, aponta estudo europeu realizado com 328 pacientes que tinham em média 44 anos. Eles foram separados em três grupos: 169 pessoas não tomaram medicamento algum, 77 receberam 100 mg de aspirina todas as manhãs e 82 tomaram a mesma dosagem à noite. Nove entre dez pacientes do grupo que tomou aspirina antes de dormir tiveram redução da pressão arterial.

O chá de flor dos hibiscus é como o vinho, só que sem álcool. Além de ser levemente calmante, tem efeito diurético e laxante
LÚCIA HELENA GUERRA ARANTES, bióloga e pesquisadora

Criança exposta ao fumo perde rendimento escolar
Crianças expostas ao fumo passivo têm pior desempenho na escola do que os seus demais colegas, apontou um estudo feito pelo Centro de Saúde Ambiental da Criança, dos Estados Unidos. Os cientistas observaram 4.400 crianças expostas ao cigarro durante quatro anos e concluíram que até mesmo a exposição a baixos níveis de fumaça de cigarro está ligada aos piores desempenhos em testes de matemática e leitura.

Depressão pós-parto de pai prejudica filhos
Uma pesquisa das universidades de Bristol e Oxford mostrou que a depressão pós-parto em pais pode ter efeitos negativos de longo prazo no desenvolvimento emocional de seus filhos. O estudo mostrou que bebês cujos pais ficaram deprimidos tinham duas vezes mais problemas na pré-escola. Os pesquisadores estudaram crianças de 3,5 anos, procurando por problemas como preocupação, tristeza e hiperatividade.

ENERGIZAÇÃO

Livro ensina curar com as mãos
A editora Pensamento lançou o livro "Suas mãos podem curá-lo", baseado em técnicas da medicina energética. Com uma linguagem simples, o livro contém um guia de autocura para 24 problemas, como ferimentos físicos, artrite, insônia, hipertensão, dores de cabeça e dores nas costas.

Demora para engravidar eleva a chance de meninos
Quanto mais tempo uma mulher leva para engravidar, maior é a chance de ela dar à luz a meninos, segundo pesquisadores holandeses. De acordo com o estudo, a chance de ter menino para as mulheres que levaram mais de um ano para engravidar é de cerca de 58%. Entre as mulheres que engravidaram mais rapidamente, a proporção de meninos foi de 51%. Foram analisadas 5.283 mulheres.

Pacientes psiquiátricos expõem obras de arte
A Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), abriu na última quarta-feira uma exposição de artes plásticas com obras de pacientes do Complexo Hospitalar do Juquery. O evento está acontecendo na estação Brás da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e reúne obras de 30 artistas. A exposição, gratuita, termina no dia 14 de janeiro.

Pesquisa liga diabetes a câncer de pâncreas
Estudo feito pelo Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos indica que os fatores que provocam diabetes podem estar relacionados ao desenvolvimento do câncer de pâncreas. Os pesquisadores revisaram dados de 29.133 fumantes, que foram acompanhados por 16 anos (o cigarro é uma das principais causas). Eles constataram que aqueles que tinham as concentrações mais altas de glicose e insulina no sangue e resistência mais alta à insulina corriam risco maior de ter o câncer.

MITO ou VERDADE?

Andar de bicicleta pode causar impotência?
VERDADE. Estudos mostraram que ciclistas que utilizaram bicicletas com selins tradicionais, com traseira estreita e o nariz pontudo, apresentaram risco maior de desenvolver impotência sexual. Porém, praticar exercícios favorece o preparo do homem para o sexo.

Maurício Hachul, urologista da Unifesp

e-mail: saude.folha@uol.com.br

Texto Anterior: Plantão médico: Sangue pago acabou há 25 anos
Próximo Texto: Gilberto Dimenstein: O problema do Serra é ser prefeito de São Paulo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.