São Paulo, sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Unidade móvel de saúde não tinha nem termômetro

DA REPORTAGEM LOCAL

Além da falta de informações sobre o cadastramento, moradores do Pantanal reclamam da falta de cuidados médicos. A mistura de água da chuva e esgoto lançado sem tratamento pela Sabesp tem aumentado os casos de doenças na região.
Com pneumonia e carregando o filho de três anos, que está com diarreia há dez dias, Fabiana Ferreira, 31, disse que a van da prefeitura, que deveria prestar socorro, não tinha nem termômetro -além disso, ela teve de ir buscar soro para o filho.
O subprefeito de São Miguel Paulista, Milton Persoli, confirmou o problema, mas disse que estava à disposição para levar moradores a outras unidades de saúde da região. Nenhum morador disse saber disso.
À tarde, a van estava trancada, e o motorista estava sendo procurado por funcionários da prefeitura, já que o terreno onde ela estava estacionada seria usado para construir uma base de apoio da Defesa Civil de SP.
As pessoas que tiveram contato com a água suja devem procurar um médico. A água misturada ao esgoto pode provocar doenças capazes de levar à morte, como a febre tifoide e a leptospirose. "Quem teve contato com essa água deve fazer a profilaxia com um antibiótico que evita a leptospirose", diz o médico André Jaime, da Associação Paulista de Medicina.
Outras doenças comuns nessa situação são hepatite, diarreias infecciosas e erisipela (infecção da pele). "Se a erisipela não for tratada corretamente, a pele pode ficar inchada pelo resto da vida. Pode até mesmo levar à elefantíase", afirma Antonio Carlos Lopes, da Sociedade Brasileira de Clínica Médica. (MARIANA BARROS E RICARDO WESTIN)


Texto Anterior: Prefeitura só cadastra 15 famílias no 1º dia
Próximo Texto: Natal e 13º fazem crescer golpes por celular
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.