São Paulo, quinta-feira, 19 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Músicos africanos tocam na BA

LUIZ FRANCISCO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SALVADOR

A abertura oficial do Carnaval de Salvador, que acontece amanhã à noite, no Campo Grande (centro), vai apresentar uma novidade em relação à festa do ano passado -150 músicos de várias regiões da África do Sul vão fazer uma apresentação especial de 15 minutos de duração.
Os músicos estão em Salvador para participar da folia e conhecer de perto as afinidades culturais que existem entre a África do Sul e a Bahia. A visita faz parte das comemorações dos dez anos de implantação do regime democrático, que coincide com o fim do apartheid, de acordo com informações do embaixador sul-africano no Brasil, Mbulelo Rakwena.
A participação dos músicos africanos no Carnaval de Salvador não ficará restrita à abertura oficial da folia. Na sexta-feira, todos estarão prestigiando a saída do Olodum e, no domingo, eles desfilarão no Bloco da Cidade, no circuito Osmar (Campo Grande-praça da Sé).
A programação ainda inclui um contato com o Ilê Aiyê, na segunda-feira, durante a apresentação do bloco no Campo Grande.
Na terça-feira, os músicos sul-africanos vão passear no circuito Dodô (Barra-Ondina).

Intercâmbio
Segundo o embaixador Rakwena, o acordo de intercâmbio cultural entre Brasil e África do Sul foi firmado há três anos. No entanto, somente depois da visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao país, as diretrizes do convênio começaram a ser definidas.
"Devemos reforçar no Carnaval os nossos laços culturais e ampliar as nossas relações. É também uma oportunidade para que os baianos conheçam a nossa história, a luta de um povo africano pela liberdade", disse o embaixador em sua visita à Bahia.
Ontem à tarde, os 4.000 ingressos que dão acesso às arquibancadas do Campo Grande já estavam esgotados. Segundo a Emtursa (Empresa de Turismo de Salvador), cerca de 1,8 milhão de turistas devem participar da folia.
Para garantir a segurança dos foliões, a Secretaria da Segurança Pública da Bahia mobilizou 10.050 policiais militares -5.000 vieram do interior. Nos pontos de maior confluência de foliões, foram instaladas também 17 câmeras, que estarão monitorando constantemente esses locais durante os seis dias da festa.


Texto Anterior: Rio tem ingresso para arquibancada
Próximo Texto: Presente chinês: Biscoito da sorte faz 8 acertarem Mega Sena
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.