São Paulo, quinta-feira, 19 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PRESENTE CHINÊS

Ganhadores usaram números impressos nos papéis que acompanham doces distribuídos em restaurantes orientais

Biscoito da sorte faz 8 acertarem Mega Sena

IVONE PORTES
DA FOLHA ONLINE

Um biscoito da sorte chinês ajudou pelo menos oito moradores da região Nordeste a acertar as seis dezenas do concurso 529 da Mega Sena, realizado no dia 14 de janeiro deste ano.
A conclusão é da própria Caixa Econômica Federal (CEF), que resolveu investigar os ganhadores depois que 15 pessoas da região acertaram o mesmo concurso.
Alguns apostadores ainda não foram localizados pela Caixa, mas os oito ouvidos disseram ter marcado os números que estavam impressos nos papéis que são colocados dentro dos biscoitos da sorte que são habitualmente fornecidos em restaurantes chineses.
Dos 15 ganhadores, cinco eram de Pernambuco, três da Paraíba, dois do Piauí, dois do Rio Grande do Norte, dois do Ceará e um da Bahia. Cada um recebeu R$ 348.732,75. Os números sorteados foram 01, 13, 33, 38, 45 e 56.
A Caixa descobriu que os números apareceram em biscoitos da sorte de uma rede de restaurante chinês que, entre lojas próprias e franquias, conta com 20 estabelecimentos no Nordeste.
A fábrica de biscoitos é da própria rede e fornece os brindes para outros 30 restaurantes.
No total, segundo apurou a Caixa, os biscoitos com os números da sorte podem ser encontrados em sete Estados: Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Ceará, Bahia, Piauí e Rio Grande do Norte. A Caixa constatou ainda que esses biscoitos já chegaram a ser comercializados até em uma rede de supermercados, a Bom Preço.
O dono da rede de restaurantes e da fábrica de biscoitos, Fong Yu, informou para a instituição que a máquina que produz as tiras de papel gera, ao todo, 171 combinações de números.
Além disso, de acordo com ele, essas mesmas 171 combinações são impressas desde 1996. Nesse período, a fábrica, que produz 270 mil biscoitos por mês, já colocou no mercado mais de 29 milhões de unidades do produto.
A Caixa calcula que cerca de 169,5 mil pessoas já receberam os biscoitos com a seqüência vencedora do concurso 529.
A máquina que gera as seqüências e as frases impressas nas tirinhas de papel foi criada por um coreano nos Estados Unidos e tem o nome comercial de Fortune Cook Machine.
As frases e os números são escolhidos aleatoriamente, por isso nem sempre as mesmas frases são acompanhadas pelos mesmos números.


Texto Anterior: Músicos africanos tocam na BA
Próximo Texto: Morte de animais: Promotoria começa a investigar casos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.