São Paulo, quinta-feira, 19 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nomeado para chefiar presídios foi demitido da secretaria em 2000

DA REPORTAGEM LOCAL

Demitido em 2000 da Administração Penitenciária em meio a suspeitas de violações e maus-tratos nos presídios paulistas, Lourival Gomes assume, agora, o controle da pasta.
Gomes comandou entre 1996 e 2000 a extinta Coesp (Coordenadoria dos Estabelecimentos Prisionais do Estado). Nessa época, segundo depoimentos de presos à CPI do Tráfico das Armas, o então coordenador armava, dentro das unidades prisionais, os rivais do PCC.
Sua demissão ocorreu oito dias após ele depor à CPI, mas, à época, a gestão do então governador Mario Covas (morto em 2001) negou ligação entre os dois fatos.
Quando retornou como secretário-adjunto de Ferreira Pinto, em 2006, Gomes enfrentou críticas das entidades ligadas aos direitos humanos que consideraram sua indicação como um "retrocesso".
Num primeiro momento, Gomes era visto pelos funcionários do sistema prisional como o secretário de fato da Administração Penitenciária. Na única entrevista coletiva que concedeu, em 31 de maio de 2006, Ferreira Pinto ficou irritado quando questionado sobre essa condição de "subalterno".
Além disso, nos seus cinco anos de Gomes à frente da Coesp, o Estado registrou a fuga de cerca de 1.100 traficantes.
As denúncias contra ele foram investigadas pelo Ministério Público, mas até agora nada foi provado contra ele.
Gomes, como Ferreira Pinto, é ligado a Luiz Antonio Fleury Filho (1991-1995), ex-governador que teve sua gestão marcada pelo massacre dos 111 presos no presídio do Carandiru.
Assim como Ferreira Pinto, que durante sua gestão recusou 97 pedidos de entrevista feitos pela Folha, Gomes não quis falar ontem com a reportagem. Por meio de sua assessoria de imprensa, ele disse que só falará "em momento oportuno".
Ontem, a reportagem solicitou à assessoria de imprensa da Administração Penitenciária uma cópia do currículo de Gomes. Ela informou, porém, que não havia disponível tal documento e que ele está sendo providenciado. (AC e RP)


Texto Anterior: Arlindo Piva (1931-2009): Um jornalista caótico e excêntrico
Próximo Texto: Agressão: Mulher é presa suspeita de espancar bebê e mãe da criança
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.