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outro lado
Infraero diz que órgãos tentam se adaptar
DA REPORTAGEM LOCAL
A Infraero afirmou que todos
os órgãos envolvidos com a
operação de Congonhas estão
trabalhando para "equacionar
a exigência de alteração dos horários" de funcionamento.
Os alvarás de funcionamento
do parque de abastecimento
dos aviões, outra exigência imposta pela licença ambiental,
também estão sendo providenciados, diz a estatal.
O ruído dos testes de motores, que costuma incomodar a
vizinhança do aeroporto, também é uma das preocupações
da Infraero, afirma ela.
Hoje, os testes ocorrem das
7h às 22h, na pista auxiliar, um
local que afeta pouco as residências da região, diz a estatal.
A Anac (Agência Nacional de
Aviação Civil) é quem autoriza
os voos em Congonhas. A agência informou que vai tomar as
devidas providências assim que
a Infraero pedir a redução do
expediente do aeroporto, o que
não tem data para ocorrer.
Sobre o limite das operações
a cada hora em Congonhas, medida que visa a segurança, a Aeronáutica informa que não há
negligência. O órgão é responsável pelo controle do tráfego
aéreo no país.
O número de 34 operações
(30 para a aviação comercial e
quatro para a executiva) por
hora, de acordo com o órgão, leva em conta a infraestrutura
aeroportuária, a autorização
dos voos dada pela Anac e a capacidade humana de controle
do tráfego aéreo no aeroporto.
Essa quantidade de voos, diz
a secretaria de imprensa militar, é a ideal para que não ocorram atrasos e para que toda a
"obrigação com a sociedade
brasileira" seja cumprida.
Existem até períodos, segundo os responsáveis pelo tráfego
aéreo no país, em que há minutos ociosos em Congonhas, os
quais acabam sendo usados de
acordo com a necessidade.
Apesar de antigo -foi inaugurado em 1936-, o aeroporto
nasceu muito antes das exigências ambientais. Só nesta década é que as discussões de licenciamento ambiental começaram.
(RG e EG)
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