São Paulo, segunda-feira, 19 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estudantes se mobilizam por verba para cursos

DA REPORTAGEM LOCAL

No próximo sábado, um outdoor a ser colocado na avenida 23 de Maio será a voz dos alunos das Fatecs para se pronunciarem sobre a situação de seus cursos e da greve, que já dura dois meses.
Organizados em torno do Centro Acadêmico 23 de Abril, na Fatec São Paulo, alunos criaram sites e distribuíram panfletos nas unidades. Defendem a reposição salarial dos professores, que consideram necessária para a manutenção da qualidade dos cursos, pedem mais verbas para modernização dos laboratórios e temem uma possível mudança no perfil das Fatecs -de curso de graduação para curso de especialização.
Entre os professores, a reclamação não é diferente. Mas eles procuram um canal de negociação na Assembléia. Desde o início da greve, já fizeram passeata até o local e duas audiências públicas. A terceira está marcada para o dia 29.
"Queremos negociar. Até agora o governo se recusou a nos receber. Não nos recusamos a repor aulas, sabemos de nossos deveres, mas queremos ser ouvidos", diz Elaine Skorzenski Gonçalves dos Santos, professora de mecânica e presidente da Associação dos Docentes das Faculdades de Tecnologia do Centro Paula Souza.
"Defendemos o reajuste salarial para os professores e um orçamento maior, além de uma participação dos estudantes nas eleições dos diretores das unidades", afirma Eliane de Oliveira, 22, aluna de processamento de dados e presidente do centro acadêmico.
O medo da desvalorização do curso e a falta de investimentos são os pontos mais tocados pelos alunos. "No laboratório de física, cada aluno participa das aulas uma vez por mês, e não toda semana, porque a turma precisa ser dividida em quatro para caber na sala", afirma Henrique Puglisi, 26, do curso de edifícios.


Texto Anterior: Educação: Fatecs enfrentam defasagem tecnológica
Próximo Texto: Educação: Estado promete R$ 4,5 mi para as Fatecs
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.