São Paulo, Quarta-feira, 19 de Maio de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Programa de monitoramento tenta diminuir evasão escolar

CARLA CONTE
da Reportagem Local

Duas escolas municipais -uma de São Paulo e outra do Rio- estão implantando um projeto para tentar diminuir a evasão escolar.
O Programa Coca-Cola de Valorização da Juventude prevê que alunos de 6ª, 7ª e 8ª séries com risco de sair da escola passem a monitorar estudantes de 1ª e 2ª séries com dificuldade de aprendizagem.
Os 25 alunos monitores -que recebem treinamento- foram selecionados pelos professores, que levaram em consideração disciplina, repetência, trabalho fora da escola e desagregação familiar. Esse grupo, que estuda de manhã, passa a ajudar os menores, durante a aula, uma hora por dia, no período da tarde, de segunda a quinta-feira.
"Eles recuperam a auto-estima, melhoram a capacidade de expressão e percebem que há futuro", diz Regina de Assis, coordenadora do programa e membro do Conselho Nacional de Educação.
Por cada hora de monitoramento, o aluno recebe bônus de R$ 3, que pode ser trocado por roupa e alimentos em lojas e mercados.
Esse tipo de programa é adotado nos EUA há 15 anos, onde a evasão escolar diminuiu de 14% para 2%, segundo Regina. No Brasil, esse índice chega a 50%.
O projeto é patrocinado pela Panamco -uma franquia da Coca-Cola no Brasil-, que firmou convênio com as secretarias municipais de Educação das duas cidades. Para colocá-lo em prática, a empresa investiu R$ 400 mil.
As escolas escolhidas para implantar o projeto foram a Escola Municipal de Educação Fundamental Olavo Fontoura, em São Paulo, e a Escola Municipal Ruy Barbosa, em Bonsucesso, no Rio. A seleção levou em conta a localização e a necessidade de recursos.
No fim do ano, será feita avaliação do projeto e, dependendo do resultado, o programa será expandido a outras escolas municipais.



Texto Anterior: Nova fórmula do crédito educativo pretende abrir 200 mil vagas
Próximo Texto: MEC divulga lista de reavaliação de cursos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.