São Paulo, terça-feira, 19 de julho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AR RAREFEITO

Emissão excessiva levará a multa e retirada dos veículos das ruas

Ônibus de SP têm poluição medida

Luiz Carlos Murauskas/Folha Imagem
Técnico mede a emissão de poluentes de ônibus em garagem de empresa no 1º dia do projeto


AFRA BALAZINA
DA REPORTAGEM LOCAL

Para tentar reduzir a poluição do ar na cidade de São Paulo, começaram a ser feitas ontem inspeções veiculares na frota do transporte público de passageiros. Ao longo do ano serão verificadas a emissão de material particulado pelos escapamentos em 15% dessa frota de ônibus.
Veículos fora do padrão poderão ser tirados de circulação e as empresas, multadas. "A poluição do ar é um dos cinco maiores problemas ambientais na região metropolitana. A inspeção é nossa prioridade", diz Eduardo Jorge, secretário paulistano do Meio Ambiente. Segundo ele, estudos mostram que as pessoas que vivem em São Paulo perdem um ano e meio de vida por causa da poluição.
Em um primeiro momento não serão aplicadas as punições. "Nessas primeiras semanas faremos apenas a orientação. Mas já tivemos uma reunião com as empresas e, passada essa fase inicial, aplicaremos multa."
Na parceria entre Secretaria do Verde e do Meio Ambiente e Conpet (Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural), da Petrobras, este cedeu à prefeitura três equipamentos, os opacímetros, para medir a emissão desse material.
Segundo Frederico Marinho, gerente do Conpet, São Paulo foi uma das últimas capitais a adotar o programa. Fortaleza aderiu logo no início, em 1996.
"No motor regulado e com boa manutenção não existe a fumaça preta, que é o diesel não queimado, é a fuligem que polui o ambiente", afirma. "As frotas que fazem parte do programa aumentaram a eficiência do motor em 11% em média."
Quando um ônibus fica parado esperando o passageiro entrar com o motor ligado, em marcha lenta, há perda de dinheiro, diz ele -desperdiça-se 1,1 litro de diesel por hora.
"Até o final do ano vamos mapear o estado geral da frota da SPTrans [empresa que gerencia o transporte público na capital]. Queremos saber o tamanho do problema para implementar um projeto de longo prazo."
A primeira inspeção aconteceu ontem na garagem da viação Santa Brígida. Nenhum veículo estava fora dos padrões.

Efeitos da poluição
A grande concentração de material particulado polui o ar e é prejudicial à saúde. Segundo o pesquisador Paulo Saldiva, do Laboratório de Poluição Atmosférica da Universidade de São Paulo, o material particulado age como "pombo-correio": carrega várias substâncias tóxicas, como chumbo, até o organismo, fixando-as no pulmão.
Saldiva aprova a iniciativa, mas diz que "é preciso adotar combustíveis mais limpos".


Texto Anterior: Prefeitura de São Paulo fecha 14 agências de turismo irregulares
Próximo Texto: Violência: Grupo faz arrastão em prédio comercial da alameda Santos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.