São Paulo, quinta-feira, 19 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRAGÉDIA EM CONGONHAS/MOMENTOS DE DESESPERO

Avião atingiu escada de emergência e cortou saídas

Com isso, funcionários do segundo e terceiro andares não tinham como escapar

O elevador do prédio da TAM Express atingido pelo choque ficava na outra lateral e parou de funcionar com o impacto

FÁBIO TAKAHASHI
DA REPORTAGEM LOCAL

O local onde o Airbus-320 da TAM bateu no prédio da companhia deixou sem saída as pessoas que estavam no segundo e terceiro andares. Ali, na lateral esquerda do edifício, ficava a escada de emergência. Na outra lateral do prédio estava o elevador. Segundo relatos de funcionários que conseguiram escapar, o ascensor parou devido ao impacto. "A escada de emergência ficava bem na direção onde houve a colisão da aeronave, o que dificultou a saída das pessoas", disse o capitão dos bombeiros Nilton Miranda, que participa da operação de resgate.
"Sem a escada de incêndio, as pessoas ficaram sem saída e algumas se jogaram", afirmou um funcionário que trabalha no terceiro andar e que havia deixado o local momentos antes da colisão. A TAM afirma que havia entre 55 e 60 pessoas no edifício na hora do acidente (número que chegava a 300 em momentos de pico).

Reconhecimento
Até a noite de ontem, apenas 12 corpos haviam sido identificados no IML e cinco deles, liberados para os funerais. "Em razão das condições dos corpos, boa parte completamente carbonizada, não há prazo para o trabalho acabar", afirmou o secretário da Segurança Pública de São Paulo, Ronaldo Marzagão.
De acordo com o capitão Miranda, as vítimas que estavam na cauda do avião têm os corpos mais preservados e são reconhecidas visualmente pelos familiares. A dificuldade maior está no reconhecimento dos demais passageiros. Ontem à noite, os bombeiros suspenderam a busca dos corpos e concentraram esforços na retenção das vigas, devido ao risco de desabamento.


Colaboraram DANIELA ARRAIS, DANIEL BERGAMASCO E VINÍCIUS QUEIROZ GALVÃO

Ouça diálogos dos bombeiros no www.folha.com.br/071991


Texto Anterior: Tragédia em Congonhas/Polêmica: Pista foi liberada após lobby de empresas
Próximo Texto: Jornalista da Folha é preso ao fotografar local
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.