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Dano do acidente poderia ser menor, diz federação de pilotos
JANAINA LAGE
DA SUCURSAL DO RIO
As conseqüências do acidente com o vôo JJ3054, da TAM,
poderiam ter sido menores caso fosse utilizado um equipamento chamado "arrestor
bed", segundo a Ifalpa (Federação Internacional de Pilotos, na
sigla em inglês).
O equipamento funciona
com uma barreira flexível, seguida de um tapete de concreto
triturado disposto ao redor do
final da pista. O objetivo é absorver o impacto e reduzir a velocidade do avião caso ele não
consiga parar na pista.
Dados da federação mostram
que a cada semana um avião
pousa fora da pista, mas na
maioria das vezes o desfecho
não inclui feridos ou vítimas.
Em comunicado, a entidade
afirma que o acidente no aeroporto de Congonhas demonstra mais uma vez a necessidade
de se estabelecer áreas de segurança no final da pistas de pouso e decolagem.
A federação recomenda uma
área livre de 300 metros após o
fim da pista, o que facilitaria o
resgate e o combate ao fogo,
mas reconhece que em São
Paulo seria impossível estabelecer estes limites em razão do
crescimento da cidade ao redor
do aeroporto.
Nestes casos, a federação recomenda a adoção do "arrestor
bed", que poderia aumentar a
segurança dos vôos.
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