UOL


São Paulo, sexta-feira, 19 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Índice reuniu outros dados sobre municípios

DA REPORTAGEM LOCAL

Como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), o Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS), elaborado pela Seade (Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados), considera os três principais indicadores de qualidade de vida: renda, longevidade e escolaridade. A diferença, porém, está no fato de que o IPRS acrescentou novos dados para formular os mesmos índices.
No quesito renda, a Seade incluiu informações como consumo de energia elétrica residencial, na agricultura, no comércio e nos serviços, além da remuneração média dos empregados com carteira assinada.
Para a variável longevidade, foram incluídos dados como mortalidade infantil, mortalidade de adultos de 60 anos e mais, mortalidade de adultos de 15 a 39 anos e mortalidade perinatal. O IDH considera apenas a esperança de vida ao nascer.
No índice referente à educação, foram consideradas a porcentagem dos jovens de 15 a 19 anos que concluíram o ensino fundamental e a porcentagem dos jovens de 20 a 24 anos que concluíram o ensino médio. O IDH utiliza a combinação de informações como taxa de alfabetização das pessoas com 15 anos e mais com taxa de matrícula bruta.


Texto Anterior: SP desigual: Ação social é adequada em 30% das cidades
Próximo Texto: Escolaridade é alta em S. Caetano
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.