São Paulo, quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RIO

Mico toma choque em fiação e tem membros amputados

DA SUCURSAL DO RIO

Um mico do tipo sagüi de tufo preto teve parte da pata direita e da cauda necrosados depois de levar um choque anteontem no centro do Rio. Os membros terão que ser amputados.
O animal passava por uma fiação elétrica ao ser atingido. Ele foi levado para o zoológico da cidade. Embora atípica da fauna carioca, a espécie já se proliferou pelo Rio.
O veterinário Victor Hugo Mesquita, diretor técnico do zoológico do Rio, afirma que o acidente é comum no Rio porque os sagüis costumam usar a fiação elétrica da cidade como se fossem galhos. "Eles mimetizam a floresta na cidade", disse.
Hoje, é comum ver o animal, também conhecido como mico-estrela, em bairros como Urca, Jardim Botânico, Copacabana, Leblon e nas proximidades da Floresta da Tijuca, diz a prefeitura. Não há, porém, nenhum programa de controle da espécie.
A prefeitura e o Ibama não sabem estimar o número aproximado de sagüis na cidade, mas a Secretaria Municipal de Meio Ambiente afirma que a espécie se reproduz várias vezes ao ano e que a fêmea costuma ter oito filhotes ao mesmo tempo.
A espécie é típica do cerrado. Não há uma tese que confirme como foi levado para o Rio, mas a Secretaria de Meio Ambiente afirma que os sagüis de tufo preto se ambientaram na Mata Atlântica e foram se multiplicando.


Texto Anterior: Salvador: Farmácia que teria negado medicamento sofre ameaças
Próximo Texto: Sistema carcerário: Rastreamento eletrônico de presos é aprovado em comissão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.