São Paulo, quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

foco

Polícia testa carro anfíbio para ajudar no resgate de vítimas de enchentes

DA REPORTAGEM LOCAL

A Polícia Militar começa a testar hoje dois veículos anfíbios que podem ser usados em áreas pantanosas ou alagadas e em rios que não tenham correnteza forte. Se forem aprovados nos testes, a PM deverá comprar os carros (que custam de R$ 50 mil a R$ 70 mil) sem licitação, já que há no país apenas uma empresa que distribui esse tipo de veículo, a Greenext.
Os anfíbios devem ser empregados no resgate de vítimas de enchentes e na busca de pessoas em locais de difícil acesso, disse o porta-voz da Diretoria de Logística da corporação, o capitão Samuel Loureiro.
Os testes serão feitos por 15 dias em galerias pluviais, áreas alagadas de São Paulo, represas, manguezais e no litoral. Os veículos atingem a velocidade de 35 km/h em terra e 5 km/h na água.
Os carros, que não começaram a ser vendidos no país, são fabricados pela canadense Argo. Fernando Carrazedo, diretor da Greenext, diz que a possível venda é encarada como uma "vitrine".
Na década de 1990, a CET testou um Hovercraft, espécie de bote anfíbio. Após dois anos, ele foi encostado, porque a CET avaliou que ele não era prático.


Folha Online

Veja o vídeo com os carros anfíbios

www.folha.com.br/100194




Texto Anterior: Carlos Maag (1921-2010): Inaugurou a escola Suíço-Brasileira ao som dos filhos
Próximo Texto: Governo leva 9 meses para reconhecer calamidades
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.